A avaliação precoce de desenvolvimento de compreensão da fala e da produção da fala é de vital importância para detecção precoce de atrasos e distúrbios de linguagem e intervenção precoce, que aproveita a plasticidade neural para maximizar a eficácia. Testes que avaliam diretamente a compreensão da fala e a produção da fala são superiores aos usuais inventários e escalas a serem preenchidos por cuidadores da criança nas creches e escolas, tão sujeitos a viés. O problema é sua raridade em todo o mundo.
Preenchendo uma importante lacuna no Brasil, este livro traz dois testes validados e normatizados para avaliação precoce de desenvolvimento de vocabulário receptivo e expressivo em crianças na faixa etária dos 18 meses aos 5 anos de vida: o Teste de Vocabulário Auditivo (TVAud) validado e normatizado de 18 meses a 6 anos, e o Teste de Vocabulário Expressivo (TVExp) validado e normatizado de 18 meses a 5 anos.
O livro traz, na íntegra, o Teste de Vocabulário Auditivo (TVAud) em duas formas alternativas (TVAud-A e TVAud-B): originais de 107 itens (TVAud-A107o e TVAud-B107o) e abreviadas de 33 itens (TVAud-A33o e TVAud-B33o), ambas validadas e normatizadas, para a faixa etária dos 18 meses aos 6 anos. Traz, ainda, as formas reordenadas por grau crescente de dificuldade que permitem aplicar critérios de piso e teto para abreviar ainda mais a aplicação. Também traz, na íntegra, o Teste de Vocabulário Expressivo (TVExp) validado e normatizado de 18 meses a 5 anos, em uma forma original (TVExp-100o) e uma reordenada por grau crescente de dificuldade, que permite aplicar critérios de piso e teto para abreviar a aplicação.
Por fim, traz vários estudos de normatização e validação, que demonstram que esses testes são altamente válidos, fidedignos, e sensíveis. Uma das razões para a qualidade atestada desses instrumentos em avaliar crianças tão pequenas é o modo criterioso como as figuras que compõem os testes foram escolhidas. Selecionadas de bancos de mais de 4 mil figuras pelos crivos sucessivos de milhares de alunos do ensino fundamental e infantil, até chegar aos 2 anos de idade, essas figuras se mostraram fortemente evocadoras de nomeação fácil e singela, mesmo para crianças de apenas de 2 a 3 anos de idade.
Autores
Fernando C. Capovilla, Valéria D. Negrão, Miriam Damázio
Restrito à Psicólogos Não