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TÉCNICAS EM TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES


Preço: R$ 375,00

Uma perspectiva de intervenções individuais e em grupos

 Leia grátis o Capítulo 1

O livro Técnicas em terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes: uma perspectiva de intervenções individuais e em grupos reúne mais de 350 técnicas em TCC para atendimento de crianças e adolescentes, tanto no contexto individual quanto em grupos. As técnicas são apresentadas de forma detalhada, passo a passo, com linguagem acessível, permitindo uma fácil compreensão e aplicação por parte do leitor.

É cada vez mais reconhecido que, tal como acontece com os adultos, crianças e adolescentes também se sentem confusas ao tentar definir seus sentimentos e pensamentos, assim como podem experimentar sintomas fisiológicos desagradáveis, que acarretam prejuízos à saúde mental. Crianças, adolescentes e adultos, portanto, precisam de acompanhamento psicoterápico para desenvolver habilidades que lhes permitam lidar de forma funcional com as dificuldades enfrentadas em seu dia a dia.

Técnicas em terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes: uma perspectiva de intervenções individuais e em grupos

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) se apresenta como uma forma de tratamento focada no problema e dirigida à ação, utilizada para tratar dificuldades específicas por meio de uma conceitualização cognitiva individualizada em sessões estruturadas e colaborativas. A abordagem baseia-se em evidências de que distorções de pensamento e comportamentos mal-adaptativos desempenham um papel no desenvolvimento e na manutenção dos transtornos psicológicos, e que os sintomas e o sofrimento associado podem ser reduzidos pelo ensino de novas habilidades de processamento de informações e mecanismos de enfrentamento.

Técnicas em terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes: uma perspectiva de intervenções individuais e em grupos

Independentemente da demanda, nas primeiras sessões o terapeuta deve realizar uma avaliação psicológica válida e adequada para que haja uma boa conceitualização de caso e o planejamento do tratamento. O terapeuta deve realizar essa avaliação e identificação do objetivo de terapia do paciente, mediante a construção de um vínculo terapêutico empático e colaborativo. A TCC trabalha com o pressuposto de que o processo terapêutico irá se desenvolver quando existir um equilíbrio colaborativo entre terapeuta e cliente, de modo que se percebam como uma equipe de trabalho. Crianças e adolescentes, inclusive, irão se sentir valorizados ao perceberem que podem construir ativamente, tendo oportunidades para aperfeiçoar suas habilidades e competências. Além disso, percebem-se como responsáveis pelas mudanças que serão implementadas e não as atribuem a fatores externos (terapeuta, ambiente, etc).

Técnicas em terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes: uma perspectiva de intervenções individuais e em grupos

A obra contém mais de 200 páginas de atividades para download escritas por renomados autores brasileiros, com contribuições de profissionais de outros países, como Estados Unidos e Portugal. As mesmas são condizentes com a realidade brasileira, podendo ser usadas tanto na prática clínica, em escolas e em instituições por profissionais que se encontram no cotidiano da aplicação da psicologia, quanto em sala de aula, por professores no contexto da graduação e da pós-graduação em TCC.

Técnicas em terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes: uma perspectiva de intervenções individuais e em grupos

CONHEÇA O SUMÁRIO

PARTE I – O engajamento na terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes
Capítulo 1. O engajamento na terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes
Capítulo 2. Técnicas para explicar o processo psicoterapêutico
Capítulo 3. Técnicas para estabelecer o vínculo terapêutico
Capítulo 4. Técnicas para motivação e preparação para mudança
Capítulo 5. Técnicas para trabalhar a interação entre pais e filhos

PARTE II – Técnicas de avaliação e intervenção para dificuldades escolares
Capítulo 6. Técnicas de avaliação e intervenção para dificuldades escolares
Capítulo 7. Técnicas de reabilitação em leitura
Capítulo 8. Técnicas de reabilitação em escrita
Capítulo 9. Técnicas de intervenção psicopedagógicas para a matemática

PARTE III – Avaliação neuropsicológica: perspectivas e desafios atuais
Capítulo 10. Avaliação neuropsicológica: perspectivas e desafios atuais
Capítulo 11. Técnicas para trabalhar déficits na inteligência
Capítulo 12. Intervenções cognitivo-comportamentais para problemas relacionados à memória
Capítulo 13. Técnicas para trabalhar problemas de atenção
Capítulo 14. Estratégias para estimulação do controle do tempo em crianças e adolescentes

PARTE IV – Reconhecimento e expressão das emoções
Capítulo 15. Reconhecimento e expressão das emoções
Capítulo 16. Reconhecendo as emoções básicas e as emoções secundárias
Capítulo 17. Técnicas para identificar emoções no corpo
Capítulo 18.  Técnicas para identificar emoções em outras pessoas

PARTE V – Regulação das emoções
Capítulo 19. Regulação das emoções
Capítulo 20. Técnicas para manejo da raiva
Capítulo 21. Técnicas para manejo da tristeza
Capítulo 22. Técnicas para manejo do medo
Capítulo 23. Técnicas para manejo do nojo
Capítulo 24. A terapia racional-emotiva comportamental e o manejo das emoções
Capítulo 25. Técnicas para manejo da ansiedade
Capítulo 26. Técnicas para manejo da impulsividade
Capítulo 27. Técnicas para manejo da frustração

PARTE VI – Reestruturação cognitiva: conhecendo e intervindo no pensamento
Capítulo 28. Reestruturação cognitiva: conhecendo e intervindo no pensamento.
Capítulo 29. Técnicas para explicar os pensamentos que ajudam e os que não ajudam.
Capítulo 30. Identificando pensamentos automáticos em crianças.
Capítulo 31. Registro de pensamentos.
Capítulo 32. Técnicas para identificar erros cognitivos.
Capítulo 33. Técnicas de reestruturação cognitiva na infância e na adolescência.
Capítulo 34. Técnicas para identificação e intervenção de esquemas.
Capítulo 35. O trabalho com os modos na terapia do esquema com crianças e adolescentes.
Capítulo 36. Técnicas para lidar com preocupações e ruminações.

PARTE VII – Técnicas comportamentais e a mudança do comportamento
Capítulo 37. Técnicas comportamentais e a mudança do comportamento
Capítulo 38. Experimentos comportamentais
Capítulo 39. Economia de fichas
Capítulo 40. O uso do time-out como uma estratégia de intervenção com crianças
Capítulo 41. Técnicas de relaxamento
Capítulo 42. Técnicas de respiração
Capítulo 43. Técnicas para trabalhar o perfeccionismo
Capítulo 44. Técnicas para lidar com comportamentos opositivos e desafiantes
Capítulo 45. Técnicas para lidar com o comportamento autolesivo
Capítulo 46. Técnicas para manejar comportamentos suicidas
Capítulo 47. Técnicas da terapia comportamental dialética adaptadas para crianças e adolescentes com comportamentos suicidas e
automutilações
Capítulo 48. Técnicas para lidar com emergências psiquiátricas
Capítulo 49. Técnicas de intervenção no comportamento alimentar
Capítulo 50. Psicoeducação sexual

PARTE VIII – Habilidades para a vida e habilidades sociais
Capítulo 51. Habilidades para a vida e habilidades sociais
Capítulo 52. Técnicas para o desenvolvimento de empatia
Capítulo 53. Técnicas de assertividade e de comunicação eficaz
Capítulo 54. Técnicas para relacionamentos interpessoais
Capítulo 55. Técnicas de tomada de decisão
Capítulo 56. Técnica de resolução de problemas
Capítulo 57. Desenvolvimento do pensamento criativo
Capítulo 58. Desenvolvimento do pensamento crítico
Capítulo 59. Técnicas de manejo de emoções e sentimentos
Capítulo 60. Técnicas de manejo de estresse

PARTE IX – Autoconhecimento
Capítulo 61. Autoconhecimento
Capítulo 62. Técnicas para o autoconhecimento
Capítulo 63. Técnicas para desenvolver a identidade pessoal
Capítulo 64. Técnicas para desenvolver a bondade: motivar, reconhecer e praticar
Capítulo 65. Técnicas para desenvolver a gratidão
Capítulo 66. Identificando características positivas
Capítulo 67. Desenvolvendo potencialidades
Capítulo 68. Técnicas para intervenção em traços de personalidade
Capítulo 69. Desenvolvendo tolerância às diferenças
Capítulo 70. Técnicas para o manejo do luto em crianças e adolescentes

PARTE X – Aceitação: a alternativa ao controle
Capítulo 71. Aceitação: a alternativa ao controle
Capítulo 72. Técnicas de aceitação
Capítulo 73. Promovendo a autoaceitação
Capítulo 74. Técnicas para desenvolver compaixão
Capítulo 75. Técnicas para desenvolver mindfulness

PARTE XI – Encerramento do processo terapêutico
Capítulo 76. Encerramento do processo terapêutico
Capítulo 77. Métodos e técnicas para desenvolver competências, autonomia e protagonismo social em crianças e adolescentes
Capítulo 78. Técnicas de avaliação final da terapia e de reconhecimento da mudança
Capítulo 79. Estratégias cognitivo-comportamentais para a prevenção de recaídas
Capítulo 80. Técnicas para o encerramento do processo terapêutico

DIFERENCIAIS DA OBRA:

Além de abrangente, a maior parte das técnicas é de autoria de experientes profissionais brasileiros, organizadas e sistematizadas especialmente para o contexto atual de atendimento de crianças, adolescentes, pais e responsáveis. Apresenta detalhadamente mais de 350 técnicas e inclui: modalidade, público-alvo, materiais necessários, instruções de aplicação, sugestões de variações e materiais extras. O livro conta ainda com mais de 100 anexos – como formulários, questionários, modelos de tarefas e materiais para uso clínico – totalizando mais de 200 páginas para download.

PÚBLICO-ALVO:

Estudantes de psicologia, psicólogos e profissionais que atuam com crianças e adolescentes, como professores, pedagogos, fonoaudiólogos e profissionais da área da saúde.

Organizadoras:

Manuela Ramos Caldas Lins (Org.):

Psicóloga. Professora da Graduação e da Pós-graduação do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental pelo Instituto de Terapia Cognitivo-comportamental (InTCC-RS). Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB).

Carmem Beatriz Neufeld (Org.):

Psicóloga. Livre-docente em Terapia Cognitivo-comportamental da Universidade de São Paulo (USP). Professora associada e professora orientadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da USP. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-comportamental (LaPICC-USP). Bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Vice-presidente da Federación Latinoamericana de Psicoterapias Cognitivas y Conductuales (ALAPCCO). Mestra e doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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