Apresentamos a PROADE − Proposta de Avaliação das Dificuldades Escolares − como instrumento fonoaudiológico para avaliar alunos brasileiros dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º) com queixa de dificuldade de aprender na escola.É uma proposta de avaliação qualitativa e individual, que abrange aspectos do aprendizado e do desenvolvimento da leitura, da escrita e da matemática, para cada ano escolar, complementada com a avaliação da linguagem oral e de outros aspectos fonoaudiológicos, como: fluência, voz e motricidade orofacial. A PROADE busca oferecer aos fonoaudiólogos e profissionais de áreas afins (psicólogos, psicopedagogos, dentre outros) subsídios sistematizados para sua aplicação e interpretação dos resultados, bem como conhecer, de forma mais detalhada possível, o processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno, sem a intenção de nivelar ou classif car, mas sim para se ter argumentos para se propor uma intervenção mais diretiva, que contribua com o progresso do aluno como um todo, incluindo-se o escolar.Destacamos que a interpretação dos resultados estará, inevitavelmente, na dependência da formação do profissional e da compreensão/conhecimento que ele tem dos aspectos avaliados. Os aspectos avaliados e os instrumentos propostos na PROADE são:• Informações Iniciais e anamnese• Aspectos psicossociais e comunicativos gerais• Linguagem oral• Leitura oral• Escrita• Aprendizagem em matemática • Material escolar e outros documentos• Rotina escolar A PROADE é composta por dois cadernos. O Caderno 1 contém a Apresentação e os Componentes, com as orientações para aplicação, os roteiros de registro de análise das atividades propostas, bem como com as considerações teóricas pertinentes aos aspectos avaliados, visando a explicar os procedimentos da avaliação, bem como a orientar o diagnóstico e as propostas de intervenção. O Caderno 2 é de Aplicação, com as atividades avaliativas para cada ano escolar.
SUMÁRIO PROADE – Volume 1
I – Apresentação
II – Componentes
III – Instruções
IV – Roteiros para Registro e Análise
Informações Iniciais e Anamnese
Observação dos Aspectos Psicossociais e Comunicativos Gerais
Avaliação da Linguagem Oral – versão fonoaudiólogos
Avaliação da Linguagem Oral – versão não fonoaudiólogos
Avaliação da Leitura
Avaliação da Escrita
Avaliação da Aprendizagem em Matemática
Observação do Material Escolar e Outros Documentos
Verificação da Rotina Escolar
Conclusão da Avaliação
V – Considerações Teóricas
SUMÁRIO PROADE – Volume 2
1 – Instrumentos para a Avaliação da Linguagem Oral
Perguntas dirigidas: contato inicial
Figuras para nomeação
Lista de palavras para repetição oral
Cenas para elaboração oral
Sequência lógica de figuras para elaboração oral
Perguntas da sequência lógica temporal
2 – Instrumentos para a avaliação da leitura
Leitura das letras maiúsculas e minúsculas do alfabeto
Leitura de palavras
Leitura de letras/vogais, sílabas simples e palavras conhecidas (1ºano)
Textos:
O papagaio da dona Emília (1º ano)
No tempo dos meus bisavós (2º ano)
Preguiça (2º ano)
Produtos Industrializados (3º ano)
Ninguém é igual a ninguém (3° ano)
Carrapinhão (4º ano)
O toco do lápis (4º ano)
A incapacidade de ser verdadeiro (5º ano)
A bola (5º ano)
3 – Instrumentos para a avaliação da compreensão de leitura
4 – Instrumentos para a avaliação da escrita
Escrita a partir de figuras
Lista de palavras para ditado (1°, 2º, 3°, 4°, 5º anos)
Cenas para a Elaboração Escrita
Produção de escrita a partir de histórias em sequência
5 – Instrumentos para a avaliação da aprendizagem em matemática
6 – Gabarito – Avaliação da aprendizagem em matemática
7 – Gabarito – Avaliação da compreensão de leitura
8 – Bibliografia dos textos da avaliação de leitura