whatsapp button
Redes Sociais: Fale Conosco
Buscar produtos

PROADE – Proposta de Avaliação das Dificuldades Escolares Anos Iniciais do Ensino Fundamental


Preço: R$ 175,00

Apresentamos a PROADE − Proposta de Avaliação das Dificuldades Escolares − como instrumento fonoaudiológico para avaliar alunos brasileiros dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º) com queixa de dificuldade de aprender na escola.É uma proposta de avaliação qualitativa e individual, que abrange aspectos do aprendizado e do desenvolvimento da leitura, da escrita e da matemática, para cada ano escolar, complementada com a avaliação da linguagem oral e de outros aspectos fonoaudiológicos, como: fluência, voz e motricidade orofacial. A PROADE busca oferecer aos fonoaudiólogos e profissionais de áreas afins (psicólogos, psicopedagogos, dentre outros) subsídios sistematizados para sua aplicação e interpretação dos resultados, bem como conhecer, de forma mais detalhada possível, o processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno, sem a intenção de nivelar ou classif car, mas sim para se ter argumentos para se propor uma intervenção mais diretiva, que contribua com o progresso do aluno como um todo, incluindo-se o escolar.Destacamos que a interpretação dos resultados estará, inevitavelmente, na dependência da formação do profissional e da compreensão/conhecimento que ele tem dos aspectos avaliados. Os aspectos avaliados e os instrumentos propostos na PROADE são:• Informações Iniciais e anamnese• Aspectos psicossociais e comunicativos gerais• Linguagem oral• Leitura oral• Escrita• Aprendizagem em matemática • Material escolar e outros documentos• Rotina escolar A PROADE é composta por dois cadernos. O Caderno 1 contém a Apresentação e os Componentes, com as orientações para aplicação, os roteiros de registro de análise das atividades propostas, bem como com as considerações teóricas pertinentes aos aspectos avaliados, visando a explicar os procedimentos da avaliação, bem como a orientar o diagnóstico e as propostas de intervenção. O Caderno 2 é de Aplicação, com as atividades avaliativas para cada ano escolar.
Sumário

SUMÁRIO PROADE – Volume 1

I – Apresentação

II – Componentes

III – Instruções

IV – Roteiros para Registro e Análise

Informações Iniciais e Anamnese

Observação dos Aspectos Psicossociais e Comunicativos Gerais

Avaliação da Linguagem Oral – versão fonoaudiólogos

Avaliação da Linguagem Oral – versão não fonoaudiólogos

Avaliação da Leitura

Avaliação da Escrita

Avaliação da Aprendizagem em Matemática

Observação do Material Escolar e Outros Documentos

Verificação da Rotina Escolar

Conclusão da Avaliação

V – Considerações Teóricas

SUMÁRIO PROADE – Volume 2

1 – Instrumentos para a Avaliação da Linguagem Oral

Perguntas dirigidas: contato inicial

Figuras para nomeação

Lista de palavras para repetição oral

Cenas para elaboração oral

Sequência lógica de figuras para elaboração oral

Perguntas da sequência lógica temporal

2 – Instrumentos para a avaliação da leitura

Leitura das letras maiúsculas e minúsculas do alfabeto

Leitura de palavras

Leitura de letras/vogais, sílabas simples e palavras conhecidas (1ºano)

Textos:

O papagaio da dona Emília (1º ano)

No tempo dos meus bisavós (2º ano)

Preguiça (2º ano)

Produtos Industrializados (3º ano)

Ninguém é igual a ninguém (3° ano)

Carrapinhão (4º ano)

O toco do lápis (4º ano)

A incapacidade de ser verdadeiro (5º ano)

A bola (5º ano)

3 – Instrumentos para a avaliação da compreensão de leitura

4 – Instrumentos para a avaliação da escrita

Escrita a partir de figuras

Lista de palavras para ditado (1°, 2º, 3°, 4°, 5º anos)

Cenas para a Elaboração Escrita

Produção de escrita a partir de histórias em sequência

5 – Instrumentos para a avaliação da aprendizagem em matemática

6 – Gabarito – Avaliação da aprendizagem em matemática

7 – Gabarito – Avaliação da compreensão de leitura

8 – Bibliografia dos textos da avaliação de leitura

Newsletter

Assine nosso sistema de newsletter e receba novidades!

Buscar os produtos no site