O Programa de Estimulação da Compreensão Leitora e das Funções Executivas (PECOLEFE) é um programa para o desenvolvimento otimizado e ensino da compreensão leitora à luz de estratégias de funções executivas (FE), a partir da premissa de que há relações estreitas entre leitura e recrutamento de FE. O principal objetivo do PECOLEFE é desenvolver a independência e a segurança do leitor para compreender conteúdos escritos, mesmo que ele tenha dificuldade no reconhecimento das palavras. O Programa pode ser utilizado tanto em programas de habilitação (quando as crianças ainda não alcançaram níveis esperados de leitura e de funções executivas) quanto de reabilitação (quando já alcançaram essas habilidades no passado, mas perderam por um tempo de afastamento ou de menor prática, por exemplo) para crianças com prejuízos de aprendizagem e executivos. O PECOLEFE pode, ainda, ser aplicado como programa de intervenção precoce para estimular o desenvolvimento da compreensão leitora e das funções executivas na infância, sem que prejuízos sejam observados, isto é, antes de eventualmente eles se instalarem. É alto o percentual de crianças ao final do ensino fundamental que têm dificuldades para compreender o que leem (BRASIL, 2020). Esse pode ser um indicativo de que os métodos de ensino da compreensão leitora não têm sido eficazes, seja por falta de preparo dos professores, seja por falta de recursos para o ensino. Tal realidade pode ser demonstrada pelo alto índice de crianças ainda não alfabetizadas (sem apropriação do princípio alfabético e sem condições de ler e capturar informações relevantes em pequenos textos) no final do 2º ano do Ensino Fundamental em 2019 (39,7%) e índices ainda mais elevados em 2021 (56,4%), conforme dados publicados pelo Ministério da Educação (MEC) (BRASIL, 2023). Identifica-se que, muitas vezes, os professores sabem do que os alunos necessitam para aprender; sabem o que fazer, mas ainda não têm conhecimento sobre como fazer e quais recursos utilizar. Da mesma forma, as FE, que têm se mostrado fortes preditoras do desempenho escolar, nem sempre são levadas em conta durante o planejamento e a condução das atividades de leitura. Outra explicação para o número tão acentuado de crianças, no Brasil, que não compreendem o que leem, é que as dificuldades de compreensão nem sempre são identificadas e valorizadas pelos professores na mesma proporção que as dificuldades na decodificação e no reconhecimento das palavras. Além disso, alguns pais relacionam a fatores motivacionais a resistência que a criança com dificuldade para a leitura possa ter. Apesar disso, é possível supor que, sem compreender o que se lê, não é possível sequer raciocinar a respeito da demanda das diversas situações diárias que exigem essa aptidão. Assim, por ser a compreensão leitora a mais imprescindível das habilidades complexas para o sucesso acadêmico, optamos por investir no estudo e no desenvolvimento de uma intervenção específica para seu desenvolvimento e otimização: o PECOLEFE.
* Acesse o conteúdo exclusivo para download através do site: https://www.booktoy.com.br/conteudo-exclusivo
* Senha disponível dentro do livro na página 17.