NEUROPSICOLOGIA COM PRÉ-ESCOLARES: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO
Preço: R$ 150,00
Coleção Neuropsicologia na Prática Clínica
O presente título da coleção Neuropsicologia na Prática Clínica aborda uma grande demanda na neuropsicologia brasileira: como avaliar e intervir com crianças antes dos seis anos de idade quando há suspeita de sinais ou quadros que afetam o desenvolvimento cognitivo e potencialmente a aprendizagem e a qualidade de vida? A identificação precoce desses sinais auxilia a compreender condições ou quadros clínicos de base, e é fundamental para que ações preventivas e remediativas também precoces possam ser organizadas com a família, com as equipes escolares e com eventuais equipes de atendimento clínico.
Capítulos:
Parte 1 – Desenvolvimento da criança pré-escolar: Capítulo 1 – Desenvolvimento neurológico no período pré-escolar e suas alterações;
Parte 2 – Avaliação da criança pré-escolar: Capítulo 2 – Como explorar a queixa clínica na avaliação neuropsicológica de pré-escolares?, Capítulo 3 – Avaliação de Memória e Inteligência em Pré-Escolares, Capítulo 4 – Avaliação da linguagem no pré-escolar, Capítulo 5 – Como avaliar funções executivas (FE) em uma criança pré-escolar?, Capítulo 6 – Avaliação da Teoria da Mente no pré-escolar, Capítulo 7 – Avaliação de problemas de comportamento na idade pré-escolar, Capítulo 8 – Promoção e prevenção de saúde mental na idade pré-escolar;
Parte 3 – Indicadores precoces e transtornos do neurodesenvolvimento em pré-escolares: Capítulo 9 – Sinais precoces associados aos transtornos do espectro do autismo (TEA), Capítulo 10 – Indicadores de risco para dificuldade/transtorno de aprendizagem da leitura em crianças pré-escolares, Capítulo 11 – Indicadores de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em pré-escolares: avaliação e intervenção precoces;
Parte 4 – Intervenções precoce-preventivas no contexto escolar: Capítulo 12 – Promoção de habilidades cognitivas e socioemocionais na Educação Infantil, Capítulo 13 – Promoção de habilidades linguísticas, Capítulo 14 – Promoção das funções executivas (FE), da autorregulação (AR) e da regulação emocional (RE);
Parte 5 – Intervenções no contexto clínico: Capítulo 15 – Intervenção para o pré-escolar com distúrbio específico de linguagem, Capítulo 16 – Avaliação e intervenção em pré-escolar com transtorno do espectro do autismo, Capítulo 17 – Intervenção precoce em deficiência intelectual.
Editora Pearson Clinical Brasil
Ano de publicação: 2018
1ª Edição
Editor: Leandro F. Malloy-Diniz e Paulo Mattos
Organizadores: Natália Martins Dias e Alessandra Gotuzo Seabra (Orgs.)
Editores: Leandro F. Malloy-Diniz e Paulo Mattos
ISBN: 978-85-8040-840-9
416 páginas
Newsletter
Assine nosso sistema de newsletter e receba novidades!