Psicólogos e educadores se dedicam a estudar as influências da atividade de brincar e do jogo no processo de desenvolvimento e de aprendizagem, e farta literatura é encontrada nas mais diversas áreas que estudam o ser infantil. Ideias sobre suas origens filo e ontogenéticas, suas motivações, estrutura e fases de desenvolvimento foram sugeridas. Frente a essa incontestável realidade, é de estranhar que não se encontre, entre esses estudos, alguma proposta de instrumento que se baseie no brincar / jogar como meio de avaliação do desenvolvimento infantil. Assim, este livro apresenta, de forma original, uma proposta de metodologia para acompanhamento do desenvolvimento de crianças por meio da investigação da estrutura do seu brincar / jogar, utilizando material simples e barato, a partir de uma forte e reconhecida fonte teórica como é a Psicologia Histórico-cultural.
CONTEÚDO:
– O desenvolvimento infantil
– O papel do jogo no desenvolvimento infantil
– Avaliação do desenvolvimento infantil
– Estrutura geral do Protocolo para Avaliação do Desenvolvimento da Atividade Lúdica
– Instruções para aplicação e interpretação do Protocolo para Avaliação do Desenvolvimento da Atividade Lúdica
– Folhas de aplicação e registro do Protocolo para Avaliação do Desenvolvimento da Atividade Lúdica
– A função clínico-educativa do jogo em contexto sócio-histórico-cultural
AUTORES
Caio Morais
Camila Borges
Jamile Chastinet
Yulia Solovieva
Luis Quintanar
Félix Diaz