Objetivo:
Levar os alunos ativar as competências necessárias para a aquisição das capacidades inerentes à leitura e à escrita.
Dotar os professores e profissionais da área da Educação e da Saúde com um instrumento de intervenção adequado e direcionado ao sucesso dos alunos.
Público-alvo
Crianças a partir de 4 anos que apresentem dificuldades de aprendizagem.
Aplicação
Individual ou coletiva.
Descrição
Neste manual encontram-se jogos de estimulação em áreas que preparam o aluno para a aprendizagem formal da leitura e da escrita. Nele o aluno realizará jogos que estimulam a sua atividade cerebral e o preparam para a aquisição de competências neste âmbito ou para a consolidação das mesmas. Esta estimulação pode ser feita em alunos que ainda não saibam ler ou que apresentem dificuldades nesta área. Foi concebido com técnicas de neuroaprendizagem para garantia de um efetivo sucesso no percurso de aprendizagem.
Ficha Técnica
1 Livro de Exercício
Edição: 1ª Edição 2016
Autores
Inês Salgado Rodrigues
Licenciada em Professores do Ensino Básico, 2° ciclo variante Português/Inglês. Professora de Educação Especial com crianças com necessidades educativas especiais. Docente no ensino da Língua Portuguesa a emigrantes russos e ucranianos no curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros. Professora do 1° ciclo do ensino básico. Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor. Coautora da Bateria de Aferição de Competências Matemáticas (BACMAT) e do manual de Intervenção em Dificuldades Matemáticas.
Maria Irene Maluf
Pedagoga especialista em Psicopedagogia, Educação Especial e Neuroaprendizagem. Editora da revista Psicopedagogia da ABPp (desde 2003). Sócia honorária da Associação Portuguesa de Psicopedagogia (2003). Presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp – gestão 2005-2007). Colunista das revistas Direcional Educador e Psiquê. Professora em cursos de Especialização em Neuroaprendizagem e Psicopedagogia. Diretora do Núcleo de Estudos Avançados em Dificuldade de Aprendizagem, Psicopedagogia e Neuroaprendizagem. Coordenadora do curso de Especialização em Neuroaprendizagem, Transtornos de Aprender e Psicopedagogia do Grupo Saber Cultura, São Paulo.
Rafael Silva Pereira
É especialista em Dislexia e Dificuldade de Aprendizagem e Professor. Bacharel em 1° ciclo do Ensino Básico. Licenciado em 2° ciclo do Ensino Básico na variante Português/História e Ciências Sociais. Mestre em Didática das Línguas na vertente de Língua Não Materna pela Universidade de Aveiro. Doutor em Ciências da Educação, Pós-doutor em Ciências da Reabilitação pela Universidade de São Paulo. É autor do Programa de Neurociência – Intervenção em Leitura e Escrita (3ª ed.), Fichas de Reeducação em Leitura e Escrita do grupo Leya, da Bateria de Avaliação de Competências Iniciais em Leitura e Escrita (BACLE), da Bateria de Aferição de Competências Matemáticas (BACMAT); do LER – Leitura, Escrita e Reeducação e do Manual de Intervenção em Dificuldades Matemáticas. Atualmente é Diretor geral da Qualconsoante e Coordenador da Equipa Multidisciplinar na Disclínica.
Clique aqui e veja outros videos
01 Livro de Exercício