A coleção “Intervenções em Psicopedagogia: Teoria e Prática”, fundamentada em relatos clínicos criteriosamente selecionados, foi meticulosamente concebida com o propósito de apresentar uma abordagem abrangente que englobe tanto os aspectos teóricos quanto práticos da clínica psicopedagógica. Seu principal objetivo reside na exposição dos fundamentos teóricos que sustentam a atuação do psicopedagogo nos complexos processos de avaliação e intervenção, abarcando uma diversidade de contextos na prática clínica.
A coleção alcança sua meta ao apresentar, de maneira perspicaz e detalhada, estudos de casos que abordam indivíduos desde a pré-escola até a vida adulta. Este enfoque se caracteriza por sua contemporaneidade, interdisciplinaridade e natureza preventiva, visando proporcionar uma compreensão aprofundada das complexidades inerentes à psicopedagogia.
Um dos elementos distintivos desta coleção é a substancial ênfase conferida à experiência prática dos autores, destacando-se no cenário clínico. Como resultado, esta obra se revela de imensa relevância para diversos públicos-alvo, abrangendo estudantes de psicopedagogia, psicopedagogos clínicos recém-formados e, igualmente, aqueles que já contam com vasta experiência na área, todos buscando uma visão contemporânea e atualizada da disciplina.
Autores:
Carolina Mattar Julien de Toledo Piza
Graduada em psicologia. Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-Dept. de Psicobiologia – 2009). Especialista em Neuropsicologia e Terapia Cognitiva. Instrutora de Mindfulness pela MTI. Foi Coordenadora e Diretora Técnica do Instituto ABCD até agosto de 2016. Pesquisadora do Grupo de Cognição do Dept. de Psicobiologia-UNIFESP. Atuou como pesquisadora e coordenadora do ambulatório de Distúrbio de Aprendizagem, do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar (CPN/NANI).
Tais Morosi Lara Campos
Formação: Psicologia. Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie / 2021. Cidade de atuação: Itapira.
Elizeu Coutinho de Macedo
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro da Academia Paulista de Psicologia (cadeira 32).