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GUIA PRÁTICO DE FORMULAÇÃO DE CASOS EM TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL


Preço: R$ 127,00

A formulação de casos é uma ferramenta essencial para o tratamento clínico. Ela ajuda a entender o funcionamento dos pacientes, a reconhecer a complexidade e a heterogeneidade das apresentações clínicas a partir de uma perspectiva psicológica e teórica, com embasamento científico.

Este guia prático apresenta modelos de formulação de casos clínicos sob o enfoque da terapia cognitivo-comportamental. Embora exista algum acordo sobre seus elementos comuns, o conteúdo e a forma de apresentação dos diversos tipos de formulações são variáveis. Os profissionais podem e devem fazer formulações a partir do seu referencial teórico, pois as tecnologias e os conceitos específicos usados para desenvolvê-las podem mudar consideravelmente. Formulações que respeitam a individualidade orientam um plano de tratamento, e intervenções individualizadas são éticas, inclusivas e mais eficazes.

Pode o empirismo substituir o trabalho científico? Deve-se deixar guiar-se por protocolos inespecíficos para tratar as peculiaridades de cada caso? É aceitável formular a estratégia de tratamento sem preparo e treinamento específicos? Essas são algumas das reflexões levantadas para o ponto de partida desta obra, que evidencia que a formulação de casos é, de fato, uma habilidade clínica treinável. Além disso, mostra como é importante elaborar uma boa formulação, já que ela é capaz de antecipar os possíveis problemas e/ou obstáculos que possam surgir ao longo de todo o processo terapêutico.

Esta é uma obra que, além do supracitado, busca dar conta da ausência bibliográfica nacional acerca do assunto tratado ou, pelo menos, dar início as produções e/ou traduções de bibliografia que o abranjam e levem em consideração a realidade brasileira.

Este livro dispõe de formulários digitais

CONHEÇA O SUMÁRIO

1. Definição de formulação de casos em diferentes abordagens clínicas
2. A formulação de casos sob o enfoque cognitivo-comportamental
3. Os mitos e as verdades sobre a formulação de casos
4. As miniformulações de casos
5. A formulação de casos cultural
6. Modelo de formulação de casos para adultos
7. Modelo de formulação de casos para crianças e adolescentes
8. Modelo de formulação de casos para idosos
9. Modelo de formulação de casos para pacientes com transtornos alimentares
10. A formulação de casos para pacientes difíceis ou com problemas desafiadores
11. O diálogo entre a formulação de casos e a formulação de tratamento
12. Avaliando a eficácia da formulação de casos de alto nível
13. Plantão psicológico sob enfoque cognitivo-comportamental e a elaboração de miniformulações de casos

Considerações finais

PÚBLICO-ALVO

Psicólogos e estudantes de psicologia

DIFERENCIAIS DA OBRA

Apresenta formulações de casos construídas e adaptadas para o contexto brasileiro, com modelos para uso de psicólogos na prática clínica

Organizadores:

Êdela Aparecida Nicoletti

Psicóloga. Mentora e tutora do Programa de Proficiência em Terapia Cognitiva-comportamental do Centro de Terapia Cognitiva (CTC) Veda. Diretora do CTC Veda. Professora honorária da equipe formadora do Nora Cavaco Institute, Portugal. Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental pelo CTC Veda. Possui treinamento em Ensino e Supervisão pelo Beck Institute, Estados Unidos. Certificada em Transtorno de Estresse Pós-traumático pelo Beck Institute, Estados Unidos. Realizou treinamento intensivo em Terapia Comportamental Dialética (DBT) pelo Behavioral Tech/Linehan Institute, Estados Unidos. Especialista certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) e pela Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT). Master em Terapia Cognitivo-comportamental no Adulto, em Crianças e Adolescentes pela ProfConcept/DGERT, Portugal.

Mariana Fortunata Donadon

Psicóloga e neuropsicóloga. Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa e do Programa de Pesquisa e Extensão do curso de Medicina do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto. Docente de graduação, pós-graduação e especialização em cursos de Psicologia e Medicina no Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto e CTC Veda. Professora convidada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro da Comissão Científica do CTC Veda. Especialista em Terapia Cognitiva pelo CTC Veda. Especialista em Terapia Cognitiva Processual. Mestra e Doutora em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo (USP). Terapeuta cognitiva certificada pela DGERT Internacional.

Carlos Eduardo Portela

Psicólogo. Professor, coordenador pedagógico e supervisor clínico em Terapia Cognitivo-comportamental do CTC Veda na unidade de Brasília. Atua como preceptor e tutor do Programa de Residência em Saúde Mental do Adulto e como Preceptor Convidado no Programa de Residência em Psiquiatria na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Pós-graduado em Saúde Mental pela Fiocruz. Especialista em Terapia Cognitiva pelo Instituto de Terapia Cognitiva (ITC). Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). Realizou treinamento no Beck Institute com o criador da abordagem, Aaron T. Beck, nos temas de depressão, suicídio, ensino e supervisão. Especialista certificado pela FBTC e Master em Terapia Cognitiva no Adulto pela ProfConcept/DGERT, Portugal.

Colaboradores:

Brisa Burgos Dias Macedo, Layane Bilória Sisdelli, Mariana Guimarães Diláscio, Marielle Rodrigues, Paola Victor Rodrigues, Saulo Valmor Batista.

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