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Em Frente: Intervenção em psicologia positiva para psicologia da saúde e hospitalar


Preço: R$ 102,00

O livro preencherá uma lacuna importante na psicologia brasileira, que é o desenvolvimento e avaliação de intervenções – psicologia baseada em evidências – no contexto da enfermaria pediátrica hospitalar. Para além da apresentação e descrição da intervenção, este livro traz fundamentação teórica consistente sobre a interlocução entre psicologia da saúde e psicologia positiva, apresentando elementos para sua compreensão e aplicação.

 

Sumário

 

Parte 1 – Psicologia da saúde e psicologia positiva: Intersecções teóricas

1. Psicologia da saúde, psicologia hospitalar ou psicologia da saúde no contexto hospitalar?

1.1. História e definições

1.2. Psicologia hospitalar

1.3. Psicologia da saúde

1.4. Psicologia da saúde no contexto hospitalar

2. Psicologia no hospital no Brasil: Teorias e práticas

3. Doenças crônicas e doenças agudas: Implicações para a prática psicológica

4. Importância da saúde baseada em evidências para a atuação da psicologia nos hospitais do SUS

5. Psicologia positiva: Contribuições para psicologia da saúde e hospitalar

Parte 2 – Em Frente: Intervenção da psicologia positiva na prática hospitalar

6. Inter-relações teóricas: Prática baseada em evidências, intervenções na internação pediátrica e a psicologia positiva na saúde

6.1. A prática baseada em evidências em psicologia

6.2. Intervenções em psicologia positiva aplicadas à psicologia da saúde no hospital

7. Protocolo da intervenção Em Frente

7.1. Introdução da intervenção Em Frente

7.2. Psicologia positiva no hospital: Uma nova prática para o psicólogo da saúde

7.3. Intervenção Em Frente

7.4. Protocolo Em Frente

7.5. Descrição da intervenção Em Frente

8. Intervenção Em Frente: Comprovando evidências e eficácia

8.1. Evidências de validade interna e externa e de eficácia

8.2. Validade interna e eficácia da intervenção

8.3. Validade externa

9. Instruções de aplicação da intervenção

9.1. Recomendações iniciais

9.2. Operacionalização

9.3. Preparação prévia da psicóloga e do espaço físico do hospital

9.4. Aplicação da intervenção

9.5. Modalidade individual

9.6. Modalidade de grupo

9.7. Técnica 1

9.8. ESTRATÉGIAS

9.9 Técnica 2

9.10. Técnica 3

9.11. Aplicabilidade

Autoras:

Doralúcia Gil da Silva
Psicóloga, mestra e doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em Psicologia Clínica, com ênfase em Avaliação Psicológica. Atua como psicóloga hospitalar da linha materno-infantil no Hospital Escola da Universidade
Federal de Pelotas (HE/UFPEL) e é membro do Núcleo de Estudos em Psicologia Positiva (NEPP/UFRGS) e da Associação Brasileira de Psicologia Positiva.

Claudia Hofheinz Giacomoni
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), mestra em Psicologia do Desenvolvimento e doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com realização de período de estágio sanduíche na Universidade de
Yale. É professora do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS e coordenadora do NEPP. É fundadora e atual presidente da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+), membro da International Positive Psychology Association (IPPA), do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) e do Grupo de Trabalho de Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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