Brian C. Chu e Sandra S. Pimentel, renomados professores e pesquisadores, apresentam neste livro ferramentas que auxiliam o profissional a aplicar a terapia cognitivo-comportamental (TCC) de modo flexível e personalizado para crianças e adolescentes. Os autores usam exemplos para mostrar como conceitualizar casos complexos e adaptar intervenções de acordo com os desafios, os pontos fortes, o histórico familiar e as circunstâncias particulares de cada cliente. O livro inclui vinhetas vívidas, exemplos de planos de tratamento, diálogos terapeuta-cliente e folhetos e planilhas reproduzíveis que podem ser baixadas e impressas para uso repetido.
Psicólogos, terapeutas cognitivo-comportamentais e demais profissionais da saúde mental que atendem crianças e adolescentes.
1. O modelo da terapia cognitivo-comportamental e a fase inicial do tratamento
2. Fase intermediária do tratamento: estratégias de intervenção
3. Fase posterior do tratamento e encerramento
4. Encaminhamento psiquiátrico e colaboração: recomendações pragmáticas
5. Trabalhando com cuidadores e famílias
6. Depressão
7. Comportamentos suicidas e autolesão não suicida
8. Transtorno de ansiedade de separação
9. Transtorno de ansiedade social
10. Transtorno de ansiedade generalizada
11. Ausência escolar e problemas de frequência