Guia prático para pacientes, familiares e profissionais da educação e saúde.
A dislexia é uma condição que pode ser hereditária, e torna extremamente difíceis a leitura, a escrita e a ortografia na língua-mãe. E embora a criança não tenha um déficit intelectual, o desempenho dela na leitura e consequentemente na escrita é aquém do esperado.
Quando a criança começa a apresentar dificuldades no seu processo de alfabetização e levanta-se a hipótese de dislexia, a melhor atitude a ser tomada é fazer uma avaliação multidisciplinar. Por isso, a importância de os profissionais da área educacional terem conhecimento dos sintomas, para que possam recomendar uma avaliação multidisciplinar dos seus alunos.
Sumário
Apresentação
1 Dislexia do desenvolvimento
2 Atenção aos sinais
3 O que fazer? Como são as intervenções?
4 O que pais e professores precisam saber
5 Comorbidades e estados associados à dislexia
6 Relato de caso de avaliação multidisciplinar
7 Considerações finais
Anexo
Autoras:
Maria Ângela Nogueira Nico
Atual presidente da Associação Brasileira de Dislexia (ABD). Fonoaudióloga pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Maranhão. Integrante da equipe de diagnóstico do Centro de Avaliação e Encaminhamento (CAE) e de intervenção da ABD. Participante das conferências anuais da International Dyslexia Association (IDA), desde 1990, e das reuniões com as Global Partners durante os encontros anuais da IDA. É tradutora e autora de livros sobre dislexia. Também é coautora da cartilha Facilitando a alfabetização – Multissensorial, fônica e articulatória (Booktoy), com Aurea Maria Stavale Gonçalves.
Aurea Maria Stavale Gonçalves
Psicóloga clínica pela Universidade Paulista, com especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Renascença e em Neuropsicologia pelo Centro de Estudos em Psicologia da Saúde (CEPSIC-USP). Membro da equipe de avaliação multidisciplinar da Associação Brasileira de Dislexia (ABD), desde 1998. Há mais de 20 anos, atua e consultório particular na intervenção e reabilitação dos transtornos de aprendizagem, especialmente dislexia, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), discalculia, dificuldades de aprendizagem, alfabetização e desenvolvimento da compreensão leitora e expressão escrita. Orienta pais, professores e coordenadores de escola a respeito das dificuldades de aprendizagem. É palestrante em cursos e congressos sobre diversos temas ligados a distúrbios de aprendizagem. É coautora da cartilha Facilitando a alfabetização –Multissensorial, fônica e articulatória, com Maria Ângela Nogueira Nico.
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