Primeiro do gênero voltado para a população infantojuvenil em língua portuguesa, este livro apresenta diferentes modelos de conceitualização e formulação de casos para os problemas mais prevalentes na psicoterapia de crianças e adolescentes. Ao fornecer ao leitor uma análise aprofundada das variáveis envolvidas, das estratégias e das considerações necessárias para realizar a conceitualização de caso – uma ferramenta fundamental na psicoterapia, pois determina a seleção das intervenções mais eficazes, adequadas, empíricas e validadas teoricamente para cada paciente –, o resultado é uma obra abrangente, completa e carregada de recursos para terapeutas de todos os níveis de treinamento e expertise clínica.
Como formular casos na infância e na adolescência: da terapia cognitivo-comportamental às terapias contextuais
reúne renomados e experientes autores das mais diferentes áreas e apresenta modelos explicativos úteis tanto a partir das terapias cognitivas quanto das terapias contextuais.
Os leitores terão a oportunidade de contar com apoio empiricamente sustentado em quase todo o espectro de quadros que podem aparecer no consultório:
• problemas de comportamento
• luto e perdas
• divórcio dos pais
• dependência tecnológica
• transtornos do neurodesenvolvimento (como transtorno do espectro autista [TEA] e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade [TDAH])
• transtornos alimentares
• transtornos depressivos
• transtornos de ansiedade
• transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)
• transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
• transtorno por uso de substâncias (TUS)
• transtorno da personalidade borderline (TBP)
• transtornos de eliminação
Este livro dispõe de formulários digitais.
Profissionais psicólogos que trabalham com terapia cognitivo-comportamental (TCC) e terapias contextuais no atendimento de crianças e adolescentes.
Facilita o acesso a tratamentos baseados em evidências a partir de diferentes perspectivas psicoterapêuticas – tanto abordagens cognitivo-comportamentais quanto contextuais – para o tratamento de quase todo o espectro de problemas que podem aparecer em consultório.
Camilla Volpato Broering
Psicóloga clínica. Professora do curso de graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e em cursos de pós-graduação em Psicoterapia Cognitivo-comportamental. Supervisora da prática clínica em Terapia Cognitivo-comportamental (TCC). Mestra e Doutora em Psicologia da Saúde, Processos Psicossociais e Desenvolvimento Psicológico pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Membro da Associação de Ensino e Supervisão Baseados em Evidências (AESBE). Membro do grupo de trabalho Processos, Saúde e Investigação em uma perspectiva Cognitivo-comportamental da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).
Nazaré Maria de Albuquerque Hayasida
Psicóloga. Docente associada da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora dos programas de pós-graduação em Psicologia e Cirurgia da UFAM. Especialista em Terapia do Esquema pela Wainer Psicologia/International Society of Schema Therapy (ISST) e em Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mestra em Educação pela UFAM. Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Terapeuta certificada pela FBTC. Fundadora e coordenadora do Laboratório de Investigação em Ciências Cognitivas (LABICC/UFAM) e do Centro de Serviço de Psicologia Atendimento (CSPA, gestão 1993-1998). Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (SBPH, gestões 2017-2019 e 2019-2021). Membro do grupo de trabalho Processos, Saúde e Investigação em uma perspectiva Cognitivo-comportamental da ANPEPP.