Este livro é dedicado às crianças que apresentam o quadro de TDAH.
Na perspectiva das crianças, a história é contada por Matheus e Bia, que estão encontrando dificuldades em sua vida familiar, escolar e social. São relatadas cenas do cotidiano que serão facilmente identificadas pelas crianças, pais, professores e profissionais, trazendo à luz, as constantes vivências, muitas vezes, desestruturadas, as quais a criança carrega intensamente, como também o impacto negativo que estas vivências podem trazer nas relações, no aprendizado, à autoestima e na estruturação da personalidade ao longo do tempo.
É uma ferramente que auxilia pais, familiares e professores, os quais, muitas vezes, se encontram em uma situação limite e estressante, por não saberem como agir e, por desconhecerem as ferramentas necessárias na administração das características peculiares de suas crianças.
O objetivo deste material é favorecer a psicoeducação do quadro de TDAH e o trabalho interventivo na clínica, na família e na escola, visando um manejo mais adequado, bem como melhor qualidade de vida para todos os envolvidos.
As intervenções aqui propostas são sugestões, e não receitas prontas a serem seguidas rigidamente.
É bom lembrar também que, nem todas as crianças que apresentam alguns dos sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade apresentem o quadro clínico deste transtorno.