O Teste de Cancelamento dos Sinos (TCS) é um instrumento neuropsicológico de cancelamento de alvos (sinos) entre distratores. Avalia, por meio de duas versões, atenção concentrada e seletiva, assim como percepção visual, praxia, velocidade de processamento e alguns componentes das funções executivas (planejamento e eficiência cognitiva). Além disso, é um paradigma que vem se mostrando sensível para detectar sinais leves a moderados de quadro de heminegligência visual. Há duas versões do Teste de Cancelamento dos Sinos (TCS-1 e TCS-2). O TCS-1 foi desenvolvido para avaliar pacientes neurológicos com quadros de moderados a graves e o TCS-2, por ser mais complexo, difícil e desafiador (distratores semelhantes), busca avaliar pacientes neurológicos com quadros moderados a leves e pacientes psiquiátricos. Destaca-se, ainda, que o TCS-2 pode ser útil na avaliação de dificuldades atencionais de adultos mesmo na ausência de diagnósticos. Objetiva contribuir para o diagnóstico de dificuldades atencionais e executivas (diagnóstico neuropsicológico).
Contém:
01 Manual de Instruções
01 TCS-1 – Livro de Aplicação (25 folhas)
01 TCS-1 – Livro de Avaliação (25 folhas)
01 TCS-2 – Livro de Aplicação (25 folhas)
01 TCS-2 – Livro de Avaliação (25 folhas)
01 Livro de Avaliação qualitativa (25 folhas)
01 Crivo TCS-1 e TCS-2
Aplicação: Individual
Autores:
Rochele Paz Fonseca
Psicóloga (UFRGS) e Fonoaudióloga (ULBRA). Especialista em Neuropsicologia (CFFa). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS). Doutora em Psicologia (Neuropsicologia), UFRGS / Université de Montréal. Pós-Doutoramento em Neurociências e Psicologia Clínica (PUC-Rio), Neurorradiologia (UFRJ) e Ciências Biomédicas (Université de Montréal). Professora Adjunta do Curso de Psicologia, Escola de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Cognição Humana), PUCRS. Coordenadora do Grupo Neuropsicologia Clínica e Experimental (GNCE), PUCRS. Membro do Conselho Técnico-Científico da Rede Ciência para a Educação (CpE) e da Brazilian Neuropsychology Network. Pesquisadora produtividade 1D do CNPq. Editora (Brasil) da Revista Neuropsicologia Latinoamericana. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp 2017-2019).
Caroline de Oliveira Cardoso
Psicóloga (PUCRS). Mestre e Doutora em Psicologia, com ênfase em Cognição Humana (PUCRS). Professora e pesquisadora do Curso de Psicologia da Universidade Feevale. Membro colaboradora do Grupo Neuropsicologia Clínica e Experimental da PUCRS.
Karin Ortiz Zazo
Fonoaudióloga (UNIFESP). Especialista, Mestre e Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo. Pós-doutora em Neurociências no setor de neurologia do comportamento da UNIFESP-EPM. Fellow junto à University of Pittsburgh desde 2013. Professora associada do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo e Chefe da Disciplina de Distúrbios da Comunicação Humana. Coordena o grupo de pesquisa de estudos em Neuropsicolingüística do CNPq.
Maria Alice de Mattos Pimenta Parente
Fonoaudióloga (PUC-SP). Doutora em Psicologia pela USP. Pós-doutoramentos em Montreal, Canadá (1990-1992); Universidade de Toulouse, França (2001-2002) e Universidade de Pequim, China (2005). Professora aposentada da UFRGS.
Yves Joanette
Fonoaudiólogo. Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Neurociências. Diretor científico e Líder da Estratégia de pesquisas em demências do Canadian Institutes of Health Institutes – Instituto do envelhecimento Diretor de laboratório do Centre de Recherche de l’Institut Universitaire de Gériatrie de Montréal, Canada Professor titular, Faculdade de Medicina, Université de Montréal Membro do Conselho Mundial de Demência (Chair, World Dementia Council).
Louise Gauthier
Terapeuta ocupacional e Neurofisiologista (Université de Montréal). Doutorado em Neuropsicologia (Université de Montréal). Foi terapeuta ocupacional do Instituto de Reabilitaçãode Montreal e Professora associada da Faculdade de Medicina da McGill University, Diretora do Programa de Terapia Ocupacional.
Idade
19 a 75 anos
Tempo de Aplicação
Sem limite de tempo, sendo, em média, 5 minutos cada versão)
Restrito à Psicólogos
Não
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