whatsapp button
Redes Sociais: Fale Conosco
Buscar produtos

COLEÇÃO No fundo do mar com os modos esquemáticos


Preço: R$ 354,00

A terapia do esquema para crianças e adolescentes (TE-CA) é um tópico emergente na terapia cognitivo-comportamental (TCC) e no mundo das psicoterapias como um todo. A abordagem ganhou popularidade entre os psicólogos e nos serviços de saúde mental por suas altas taxas de sucesso na aplicação com pacientes que têm dificuldades mais graves, crônicas e arraigadas e não respondem às abordagens de primeira linha.

 

Por meio da metáfora das profundezas do oceano e seus mistérios, a coleção “No fundo do mar com os modos esquemáticos” visa ajudar terapeutas a entenderem e trabalharem os modos esquemáticos que podem aparecer no atendimento ao público infantojuvenil. Ao todo, são seis livros: um manual e cinco histórias.

 

“Excelente ferramenta para profissionais utilizarem na prática clínica com crianças e adolescentes e em outros cenários da intervenção, como escolas e demais contextos sociais”, afirma o psicólogo alemão Christof Loose, criador da TE-CA. É ele quem assina a apresentação da coleção.

 

Os seis títulos da coleção:

NO FUNDO DO MAR COM OS MODOS ESQUEMÁTICOS: MANUAL PARA TERAPEUTAS

Este manual para terapeutas apresenta a coleção. Além de trazer os principais conceitos em terapia do esquema para crianças e adolescentes (TE-CA), orienta sobre a utilização prática dos cinco livros que contam as aventuras dos personagens Mariana, Caíque e Marvin e seus modos esquemáticos representados por criaturas marinhas.

 

AVENTURAS EM ALTO-MAR: DESCOBRINDO OS MODOS ESQUEMÁTICOS

Aborda o início da viagem de Mariana, Caíque e Marvin, crianças cheias de aspirações e sonhos. Como primeiro livro da coleção, oferece uma visão geral sobre os modos esquemáticos e facilita ao terapeuta investigá-los e avaliá-los no trabalho clínico com o objetivo de traçar intervenções personalizadas.

 

A CAVERNA MALIA: CONHECENDO OS MODOS CRIANÇA

Narra a continuidade da jornada. Nessa aventura de descoberta das diferentes formas de ser, os personagens encontram ferramentas que podem auxiliá-los a lidarem com a ativação das criaturas marinhas que representam os modos esquemáticos. O foco desta obra são os modos criança, que têm alto nível de intensidade emocional.

 

A ILHA NEREU: OS MODOS CRÍTICOS INTERNALIZADOS

Mostra como crianças e adolescentes podem internalizar vozes críticas, hiperdemandantes e punitivas do contexto de que fazem parte. Um dos objetivos da TE-CA consiste em desempoderar esses modos críticos internalizados, possibilitando que não tenham tanto domínio sobre o funcionamento do indivíduo.

 

VOLTANDO PARA CASA: OS MODOS DE ENFRENTAMENTO DESADAPTATIVOS

Este livro tem foco nos modos de enfrentamento desadaptativos que são utilizados pelos personagens diante de uma situação estressora. O desafio está em como eles manejam as criaturas na busca das suas necessidades emocionais básicas. Também aborda a reparentalização e a flexibilização desses modos.

 

DE VOLTA A DÓRIS: FORTALECENDO OS MODOS FUNCIONAIS E PREVENINDO RECAÍDAS

Neste último livro, Mariana, Caíque e Marvin chegam em casa. É o momento de refletirem sobre as aprendizagens que tiveram durante a viagem. Os lados saudáveis e competentes são o foco da história, e os personagens aprendem a entender a função de cada modo que aparece e a fortalecer ainda mais as criaturas saudáveis.

 

Todos os livros da coleção dispõem de formulários digitais.

 

PÚBLICO-ALVO

Terapeutas que trabalham com o público infantojuvenil de 5 a 15 anos.

 

DIFERENCIAIS DA OBRA

As histórias da coleção atendem diferentes idades e atraem o interesse de crianças e adolescentes com o tema do fundo do mar. Além disso, dividem o trabalho com modos esquemáticos de maneira didática e lógica, facilitando o plano de tratamento ao psicólogo. Cada categoria de modos pode ser explorada de maneira profunda com o público infantojuvenil nas diversas fases da terapia.

CONHEÇA O AUTOR

Bruno Luiz Avelino Cardoso

Psicólogo. Terapeuta cognitivo certificado pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Possui treinamento em ensino e supervisão de terapia cognitivo-comportamental (TCC), TCC afirmativa para pessoas LGBT+ e TCC para casais pelo Beck Institute. Mestre em psicologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutor em psicologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com período sanduíche na The Pennsylvania State University. Formação em terapia do esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva/NYC Institute for Schema Therapy e em terapia do esquema para casais pelo Instituto de Teoria e Pesquisa em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (ITPC). Supervisor da prática clínica e professor adjunto do Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Ana Flávia Azevedo Lima

Psicóloga. Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Membro da Diretoria da Associação de Terapias Cognitivas de Minas Gerais (ATC-Minas). Especialista em terapia cognitivo-comportamental e supervisora clínica pelo Instituto de Terapia Cognitiva (ITC-São Paulo). Tem formação em terapia do esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva/NYC Institute for Schema Therapy e em terapia do esquema para crianças e adolescentes pelo Instituto de Teoria e Pesquisa em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (ITPC).

Newsletter

Assine nosso sistema de newsletter e receba novidades!

Buscar os produtos no site