Situações de avaliação acadêmica ou escolar tendem a gerar ansiedade. Nesse contexto, saber lidar com esse estressor típico é importante para desfechos em saúde física e mental e, consequentemente, para o desempenho acadêmico do estudante. Procurando colaborar para alterar quadros de ansiedade, Luiz Ricardo Vieira Gonzaga e Sônia Regina Fiorim Enumo propõem o Baralho para ansiedade de provas. O material propõe estratégias que auxiliam na promoção de comportamentos mais adaptativos para o contexto de provas. É um recurso útil e lúdico, empiricamente embasado, para estudantes e profissionais da área clínica e educacional.
Este material é importante para que psicólogos e educadores possam compreender o processo de ativação psicofisiológica da ansiedade de provas, ensinando estratégias comportamentais, cognitivas e de regulação emocional para os estudantes e pacientes ansiosos por provas. O desenvolvimento deste baralho, devidamente validado e elaborado de acordo com o modelo cognitivo da ansiedade, partiu de uma necessidade clínica e de intervenção nesta área, que se encontra desamparada. Seu intuito é reduzir os efeitos negativos da ansiedade de provas, bem como melhorar o desempenho cognitivo em indivíduos ansiosos por elas. No contexto brasileiro, a literatura é incipiente na área, apesar da influência e da importância do assunto quando se abordam variáveis como rendimento acadêmico e motivação escolar.
Idade Adolescentes e adultos