A regulação emocional, o reconhecimento de sinais expressivos de emoção em outras pessoas e a forma como nos sentimos e mostramos nossas próprias emoções são temas frequentes em psicoterapia, dada a sua importância para a comunicação e as relações sociais. Instrumento inédito publicado no Brasil, o Baralho das emoções: representação e psicoeducação para adultos e idosos visa auxiliar no trabalho com as emoções, facilitando sua identificação, a psicoeducação e o treino de emissão e de regulação com adultos e idosos.
Nesta importante ferramenta para a prática clínica, as cartas ilustram homens e mulheres, com versões de pessoas adultas e idosas, representando emoções universais e sociais, bem como os cartões de psicoeducação explicam sobre tais emoções, sua função social, pistas expressivas que podem ser usadas para identificá-las e pensamentos ou falas frequentemente manifestados em psicoterapia quando elas são relatadas. Para enriquecer ainda mais o material, são descritas sugestões para uso individual e coletivo, com apresentação de casos clínicos e anexos, que podem ser usados durante as sessões ou como tarefas terapêuticas.
Este baralho dispõe de formulários digitais.
Psicólogos, psiquiatras, psicopedagogos, educadores e demais profissionais que trabalham com aspectos emocionais de adultos e idosos.
Alegria, nojo, medo, raiva e tristeza em pessoas adultas e idosas de ambos os sexos.
Referentes as emoções universais (desamparo/desespero, ódio e tranquilidade) em pessoas adultas e idosas de ambos os sexos.
Amor, ansiedade, confusão, culpa, decepção/frustração, desconfiança, desprezo [ironia/deboche], orgulho próprio, preocupação, surpresa e vergonha e cansaço, em pessoas adultas e idosas de ambos os sexos.
Descrição de emoções, objetivos, sinais expressivos e relatos de falas e pensamentos frequentes.
Ferramenta inédita voltada para o público adulto e idoso no Brasil. O baralho serve para uso clínico como técnica complementar para autoconhecimento e para desenvolvimento das capacidades de expressar, reconhecer e regular emoções em adultos e idosos, em aplicações individuais ou coletivas.
Sabrina Martins Barroso
Psicóloga. Especialista em Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Avaliação Psicológica pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP 04) e em Terapia Cognitivo-comportamental pela Faculdade Metropolitana. Mestre em Psicologia pela UFMG. Doutora em Saúde Pública pela UFMG. Professora do departamento de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Autora/organizadora de diversos artigos, capítulos e livros sobre avaliação psicológica, saúde mental, psicologia geral, intervenção em abordagem cognitivo-comportamental e pesquisa em psicologia. Autora do jogo Memorex, material terapêutico para intervenção cognitiva, do Jogo da resiliência, voltado para o desenvolvimento da resiliência e capacidade de resolução de problemas, dos cards clínicos Intimidade e sexualidade na maturidade: 100 perguntas para a clínica com idosos e dos baralhos clínicos Baralho de vivências e reações a violência/bullying na escola e Baralho das emoções: representação e psicoeducação para crianças e adolescentes.