O presente volume apresenta o segundo instrumento a compor a BACOLE, o Teste de Reconhecimento de Palavras (TRP), que tem como objetivo avaliar a habilidade de reconhecimento de palavras, por meio da análise das estratégias de leitura utilizadas pelo indivíduo. O TRP é composto por cinco tipos de categorias com 20 palavras cada, totalizando 100 palavras para leitura. Deste modo, a análise do desempenho no teste, considerando o resultado total e em cada categoria, permite inferir qual a estratégia de leitura é predominantemente utilizada pelo estudante.
O primeiro capítulo dessa obra apresenta o arcabouço teórico sobre o reconhecimento de palavras, referencial esse que amparou o desenvolvimento do TRP. O segundo capítulo apresenta as evidências de validade e fidedignidade do TRP nos estudos previamente conduzidos com o instrumento, revelando que seus parâmetros psicométricos são adequados. Em seguida, são apresentados os dados normativos do TRP para estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O capítulo 4 traz a descrição detalhada do instrumento, bem como as instruções de aplicação, correção e interpretação do TRP. Finalmente, no capítulo 5 é apresentado um estudo de caso que ilustra o uso do TRP na prática clínica.
A licença de uso do Caderno de Aplicação do TRP deve ser adquirida no site da Memnon em CADERNOS DE APLICAÇÃO.
Em breve, será disponibilizada sua correção automática.