Se você atende crianças com condições de saúde mental como depressão ou ansiedade, você sabe que as intervenções para adultos podem não funcionar com clientes mais jovens.
Fundamentada na terapia de aceitação e compromisso (ACT), a abordagem descrita neste livro é prática e fácil de ser implementada nas sessões e conta com habilidades para as crianças usarem em diferentes ambientes, como em casa e na escola.
Nesta obra, que apresenta a ACT Kidflex para ajudar os clientes a construírem resiliência e flexibilidade psicológica, você vai encontrar estudos de caso, atividades experienciais, folhas de exercícios e planos de sessão para ajudar crianças a manejarem suas emoções.
Este livro dispõe de formulários digitais.
Folha de exercícios 1: Deixando nossos pensamentos acontecerem
Folha de exercícios 2: Notando nossos pensamentos como carros que passam
Folha de exercícios 3: Escreva um cartão de agradecimento para si mesmo
Folha de exercícios 4: A varinha mágica
Folha de exercícios 5: Fique aqui
Folha de exercícios 6: Assistindo a um filme da sua vida
Folha de exercícios 7: O treinador gentil e atencioso
Referências
Índice
Profissionais da área da saúde mental para uso clínico com crianças e adolescentes de 5 a 12 anos e seus pais.
Grande aplicação prática, com descrições de fácil compreensão da conceitualização de caso, técnica e postura apropriadas ao período do desenvolvimento. Apresenta muitos exemplos, incluindo um capítulo sobre o trabalho com os pais. As folhas de exercícios que o acompanham ajudam a tornar concretas as metáforas e os exercícios experienciais, o que é essencial para a faixa etária atendida.
Tamar D. Black
PhD, é psicóloga educacional e do desenvolvimento em Melbourne, Victoria, Austrália. É psicóloga escolar e trabalha com crianças, adolescentes, jovens adultos e pais. Possui extensa experiência em supervisão clínica de psicólogos em início de carreira e também profissionais altamente experientes. Ministra treinamento em terapia de aceitação e compromisso (ACT) para clínicos e professores no uso da ACT com crianças e adolescentes, e no uso da ACT em escolas.