O conteúdo aborda a Síndrome de Burnout, tendo como foco os profissionais do magistério. Os seis capítulos do livro refletem, concomitantemente, um bem sucedido esforço de pesquisa, de reflexão e de replicação de conhecimentos que favorecem a humanização do posto de trabalho docente.
A ideia de produzir a presente obra teve origem na Dissertação de Mestrado: Índice de Burnout em Professores da Rede Publica de Ensino, de autoria de Gisele Cristine Tenório de M. Levy, orientada por Francisco de Paula Nunes Sobrinho, Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós Graduação em Burnout Educação. O interesse dos autores, em cada capítulo do livro, foi seguir caminhos já trilhados por outros pesquisadores, com destaque para a escolha de modelos conceituais que orientem reflexões e ações de enfrentamento da Síndrome do Burnout.
No percurso da obra foram revisadas as técnicas de enfrentamento da síndrome e procedimentos associados a critérios de avaliação de sintomas, além da construção de instrumentos de medidas do índice de Burnout. O capítulo final é destinado, exclusivamente, aos professores e aponta sugestões para prevenir e enfrentar a Síndrome de Burnout. Os autores expressam interesse na apropriação do conhecimento científico produzido sobre o tema, com vistas à proposição de políticas públicas orientadas para a melhoria das condições de trabalho docente.