Janeiro é o mês das revisões pessoais e do planejamento de metas.
É no começo de cada ano-novo que as pessoas se sentem inspiradas a refletir sobre o passado, o presente e o futuro das suas vidas e das suas relações.
Em 2023, o movimento Janeiro Branco completa 10 edições, com o objetivo de construir uma cultura da saúde mental, psicoeducação e criação de políticas públicas dedicadas às necessidades psicossociais.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicados em 2022, mostram que quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, vivem com algum transtorno mental.
A situação foi agravada pela pandemia de covid-19, tabus, preconceitos e desconhecimentos sobre a importância de cuidarmos da saúde mental.
“Muitos sofrimentos humanos, com ou sem transtornos mentais, podem ser prevenidos ou melhor conduzidos se as pessoas aprenderem estratégias verdadeiramente simples para cuidar da saúde mental“, diz Leonardo Abrahão, Psicólogo e Palestrante.
A campanha Janeiro Branco faz um alerta para os cuidados com a saúde mental da população, com ênfase na prevenção de doenças decorrentes do estresse, incluindo transtornos mentais comuns, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico.
Além disso, a síndrome de Burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, passou a ser enquadrada como doença ocupacional, e trouxe um alerta para a importância de se promover boas condições mentais no ambiente de trabalho.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com mais casos de depressão na América Latina, além de ser o segundo no continente americano.
A depressão é a principal causa de incapacidade no mundo.
Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram com depressão, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde.
Várias ações educativas do Janeiro Branco, em espaços públicos e privados, tomam conta das cidades brasileiras.
Em várias cidades do País, são realizadas palestras, panfletagens, caminhadas, entrevistas, rodas de conversa, oficinas terapêuticas e tira-dúvidas sobre temas ligados a bem-estar emocional e qualidade emocional de vida.
Quem quiser saber mais sobre o Janeiro Branco pode acessar o site oficial da campanha: www.janeirobranco.com.br.