Redes Sociais: Fale Conosco
Buscar produtos

Faça o teste: você conseguiria ler com dislexia?

Você sabe que a Dislexia é uma condição que afeta o mecanismo da leitura e que pode ter grande impacto no aprendizado, certo?

Qual é a sensação de ler quando se tem dislexia?

Para ter uma ideia do desafio enfrentado por uma pessoa com Dislexia, leia a simulação abaixo:

Dislexia é um distúrbio caracterizado pela dificuldade de leitura, apesar da inteligência da pessoa ser normal. O distúrbio afeta as pessoas em diferentes graus. Os principais sintomas são dificuldades em pronunciar corretamente as palavras, em ler rapidamente, em escrever palavras à mão, em subvocalizar palavras, em pronunciar corretamente palavras ao ler em voz alta e em compreender aquilo que se está a ler. Em muitos casos estas dificuldades começam-se a notar na escola. Nos casos em que a pessoa anteriormente conseguia ler sem dificuldade, mas em determinado momento perde essa capacidade, o distúrbio denomina-se alexia. Estas dificuldades são involuntárias e as pessoas com este distúrbio demonstram um desejo de aprendizagem.

Acredita-se que a dislexia seja causada tanto por fatores genéticos como ambientais. Em alguns casos a doença é familiar. É frequente ocorrer em pessoas com distúrbio de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e está associada a dificuldades semelhantes com números. O distúrbio pode também ter início na vida adulta em consequência de um traumatismo cranioencefálico, de um acidente vascular cerebral ou de demência. Os mecanismos subjacentes da dislexia envolvem problemas com o processamento da linguagem pelo cérebro. O diagnóstico de dislexia é realizado com recurso a uma série de exames que avaliam a capacidade de memorização, dicção, visão e leitura. A dislexia é distinta das dificuldades de leitura causadas por incapacidade visual ou por ensino insuficiente.

Texto extraído da Wikipedia em 23/04/2018, apenas para fins ilustrativos.

Difícil, né?

Este simulador foi adaptado para o Brasil pelo portal Nossos Psicólogos, com base em uma iniciativa do programador sueco Victor Widell (o simulador original está disponível aqui). Após sua amiga descrever para ele como é ser disléxica, Victor resolveu criar este simulador. Segundo a descrição dela, é como se as letras fossem trocadas, antes que se consiga processar o que a palavra quer dizer.

Desafio e Respeito

Ainda que seja interessante, a simulação não retrata fielmente as dificuldades encontradas por pessoas com diferentes tipos de dislexia. Mesmo assim, dá uma ideia do desafio que a dislexia representa e nos lembra de que as pessoas que a enfrentam merecem todo respeito e apoio. É preciso que se entenda que a dislexia nada tem a ver com inteligência ou vontade. Mesmo que você leia habitualmente sem problemas, com certeza a simulação aumentou consideravelmente o tempo de leitura e a concentração necessária, não foi?

 

Newsletter

Assine nosso sistema de newsletter e receba novidades!

Buscar os produtos no site