Redes Sociais: Fale Conosco
Buscar produtos

FAQ

O que faz um Psicólogo

Com formação no curso de Psicologia, este profissional é indicado para tratar problemas de comportamento ou desarranjos psicológicos de uma forma ampla dos pacientes. O psicólogo tem como ferramentas de tratamento a psicoterapia e a orientação psicológica.

O psicólogo é o profissional ideal tanto em casos de crises pontuais — como a perda do emprego, o término de um relacionamento difícil de superar, problemas com ansiedade ou depressão, traumas, crises de estresse, luto, entre outros, tanto no trabalho paralelo ao do psiquiatra no tratamento de distúrbios mentais. Cada um desses tratamentos pode ser, dependendo de cada caso, realizado somente com o psicólogo ou, então, em conjunto com outros profissionais.

O que faz um Psiquiatra

O psiquiatra é o profissional formado em Medicina com especialização em Psiquiatria. Habilitado para lidar com problemas de ordem mental, cabe ao psiquiatra a decisão de prosseguir o tratamento adequado ao paciente que vai procurá-lo, inclusive, se necessário, este profissional pode receitar o uso de medicamentos que interferem no funcionamento do cérebro através de suas substâncias químicas.

A psiquiatria trabalha o lado da doença propriamente dita, buscando soluções que podem ser através de medicamentos, psicoterapia e até ajudar na mudança de alguns hábitos que podem resolver simples problemas de determinados casos. O profissional dessa área é indicado em casos de doenças como Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), depressão, bipolaridade, ansiedade, dependência química, transtornos de personalidade, entre outras patologias que inicialmente podem não parecer, mas estão ligadas à área mental.

O psiquiatra pode atuar juntamente com o psicólogo e com o psicoterapeuta — seja qual for o grau de gravidade do problema. O encaminhamento para o psiquiatra pode acontecer através da vontade do próprio paciente, ou por indicação do psicólogo ou psicanalista.

O que faz um Psicanalista

Formado em psicanálise, o psicanalista tem a função de equilibrar e tornar mais clara a relação do “eu” interior do paciente com seus questionamentos internos e com os problemas do mundo. Esta linha teórica também pode ser usada por psicólogos e psiquiatras e cada profissional pode utilizá-la de acordo com os limites da ciência estudada em sua formação.

Baseada nos estudos do médico austríaco Sigmund Freud, a psicanálise busca o autoconhecimento — para, a partir daí, conseguir responder e lidar com as questões e fatos do mundo em sua volta.

A busca por esse tipo de profissional parte, geralmente, de pessoas que questionam o comportamento humano através de pressões sociais, no trabalho e nos relacionamentos — e buscam compreender melhor a si mesmas para que, assim, possam entender como lidar com as frustrações de um mundo que não dá todas as respostas que esperam.

Newsletter

Assine nosso sistema de newsletter e receba novidades!

Buscar os produtos no site