O curso “Uso de Telas e Saúde Mental” trata da presença crescente de tecnologias da informação e comunicação no dia a dia das pessoas. São abordadas as principais demandas de atenção e cuidados psicológicos, bem como estratégias de intervenção clínica e ações de prevenção, abrangendo aspectos negativos e positivos associados ao uso dessas tecnologias no cenário contemporâneo.
O curso visa propiciar a aplicação de conhecimento científico atualizado sobre como os comportamentos de uso das tecnologias da informação e comunicação podem interferir na saúde mental dos indivíduos, provendo orientações práticas direcionadas a profissionais das áreas da Saúde e Educação.
Psicólogos, Profissionais da Saúde e Educação e graduandos destas áreas a partir do 7° semestre.
O curso “Uso de Telas e Saúde Mental” trata da presença crescente de tecnologias da informação e comunicação no dia a dia das pessoas. São abordadas as principais demandas de atenção e cuidados psicológicos, bem como estratégias de intervenção clínica e ações de prevenção, abrangendo aspectos negativos e positivos associados ao uso dessas tecnologias no cenário contemporâneo.
Neste módulo são abordados conceitos fundamentais relacionados ao comportamento de uso de tecnologias da informação e comunicação e saúde mental, bem como orientações práticas, incluindo os tópicos: como diferenciar os comportamentos patológicos de uso habitual; o uso problemático envolvendo intensidade de uso, horário de uso e tipos de uso; e o papel da regulação emocional para o uso saudável das telas.
Este módulo aborda o uso de tecnologias envolvendo violências como cyberbullying, sexting e outras, com enfoque em crianças e adolescentes.
Este módulo aborda o uso de tecnologias envolvendo violências como cyberbullying, sexting e outras, com enfoque em adultos, bem como motivos e riscos associados ao uso de sites de relacionamento.
Neste módulo são abordados os riscos e benefícios associados à prática de jogar videogames (jogos eletrônicos), com enfoque em crianças, adolescentes e adultos. São apresentadas as variáveis que podem interferir na relação entre jogar videogames e o bem-estar psicológico, junto a estratégias para propiciar o uso desse tipo de tecnologia de maneira funcional.
Neste módulo são abordadas as subjetividades do ser humano associadas ao uso das tecnologias da informação e comunicação, no contexto contemporâneo. Com o olhar para as alterações emocionais e as relações dos indivíduos com a cultura, o tema da digitalidade é discutido junto às formas de subjetivação, narcisismo e impactos sobre o psiquismo.
Este módulo final do curso trata do aumento do uso de telas diante da pandemia da COVID-19. Abordando a digitalização das atividades cotidianas e conceitos como infodemia e alfabetização digital, discute-se o uso nocivo das telas bem como o seu potencial de uso a favor da saúde mental.
Psicóloga (PUCRS), Mestre/Doutora em Psicologia (UFRGS) com estágio na Universidade do Minho (Portugal). Terapeuta Cognitivo-Comportamental (certificada FBTC). Pesquisadora 1 D-CNPq. Editora associada Revistas PSICO e Psykhe (Chile). Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS.
Psicóloga Dr8 Patricia Liebesny Broilo – Psicóloga (PUCSP), Mestre/Doutora (PPGAd/PUCRS) bolsista PROSUC/CAPES. Possui Pós-Doutorado em Psicologia (PPGP/PUCRS) e Especialização em Neuropsicologia (lnTCC), MBA em Gestão Organizacional (FGV) e Pós-Graduação em Mkt (UCSB, EUA). Enfoque em Avaliações Psicológicas/Neuropsicológicas.
Psicóloga e Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS). Possui Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental (Wainer Psicologia). Psicóloga clínica com abordagem Cognitivo-Com portam ental.
Psicólogo (PUCRS), Mestre/Doutor em Psicologia (PUCRS) bolsista CAPES. Possui Formação em Psicanálise (APPOA) e Extensão no Laboratório Freudiano (Roma, Itália). Professor na Faculdade Factum. Psicólogo clínico com ênfase em Psicoterapia Psicanalítica.
Psicólogo e Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS). Possui Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental (Wainer Psicologia).
Psicóloga (UNISINOS) e Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS). Possui Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental (CEFI) e Formação em Terapia do Esquema (Wainer – NYC lnstitute for Schema Therapy).