Tão importante quanto aplicar corretamente um teste psicológico, é corrigir e analisar adequadamente os resultados, de forma a extrair o máximo de dados possíveis, mas sem extrapolar os aspectos que o teste avalia. Dessa forma, o curso avançado do Teste Palográfico destina-se a profissionais que já conhecem e aplicam o teste, assim como àqueles que já cursaram o curso básico e passaram a utilizar o teste em suas atividades profissionais. Dividido em quatro aulas, este módulo objetiva apresentar possibilidades de integração dos resultados apresentados, seja relacionando-os à diferentes áreas de atuação ou por meio de diferentes resultados que possam mostrar as mesmas características, tais como agressividade, emotividade, impulsividade e ansiedade. Por fim, é discutido um caso real, com o intuito de permitir uma visualização na prática do conteúdo apresentado nas primeiras aulas.
Geral:
Fornecer subsídios para a integração de diferentes resultados ou características em partes distintas do teste palográfico, assim como sua aplicação na prática por meio de um estudo de caso.
Específicos:
Conteúdo Programático:
Aula 1
Este primeiro módulo do curso avançado tem por objetivo abordar possíveis integrações entre os resultados de determinadas características, para que assim seja realizada uma análise mais completa e que permita identificar pontos em comum que auxiliem em uma interpretação global da personalidade.
Aula 2
Considerando a diversidade de áreas em que o teste palográfico pode ser utilizado, como trânsito, porte de armas, recursos humanos, avaliação psicossocial, dentre outras, esta aula aborda a utilização do teste nestes diferentes contextos e possíveis relações dos resultados com cada uma das áreas. Dessa forma, o profissional pode pensar em como melhor utilizar o teste dependendo do contexto no qual atua.
Aula 3
Neste vídeo são abordados aspectos do teste que podem indicar características tais como ansiedade, impulsividade, agressividade e emotividade. Tais características são de grande valia em diferentes tipos de avaliação, pois podem ser preditoras de comportamentos cujas consequências em qualquer área podem ser prejudiciais.
Aula 4
Finalizando o módulo avançado, neste vídeo é apresentado um estudo de caso considerando um teste aplicado no contexto organizacional, para uma avaliação ao cargo de motorista. Apesar da especificidade do caso, o objetivo é relacionar os resultados com o contexto e com a própria visão do candidato acerca de si mesmo.
Carga Horária: 02 Horas*
Fábio Camilo da Silva – CRP 06/84133
Psicólogo (Universidade Guarulhos, 2006), Doutorando em Psicologia da Saúde (Universidade Metodista) e mestre em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica (Universidade São Francisco, 2011). É professor de disciplinas da área de psicometria, cognição e personalidade, além de orientador de TCC em cursos de especialização em Psicologia do Trânsito e Avaliação Psicológica. Autor do Teste de Atenção Seletiva (TAS), da Escala de Avaliação do Bullying Escolar (EAB-E) e co-autor do Teste de Inteligência Verbal (TIV). Desenvolve atividades de pesquisa, adaptação, revisão técnica e criação de novos instrumentos psicológicos, além de ministrar cursos do teste Palográfico, testes de aptidões específicas e Elaboração de Laudos psicológicos pela Vetor Editora, na qual desempenha atualmente a função de Gerente de Educação.