Neste curso serão apresentados alguns fundamentos teóricos do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil (NEUPSILIN-INF), sua aplicabilidade e escopo, assim como instruções gerais de aplicação, de pontuação e dados normativos (como interpretar tabelas normativas). A aplicação de alguns subtestes será ilustrada com uma criança. Por fim, um caso será usado para ilustrar este processo de avaliação.
Geral:
Apresentar o instrumento, ensinar suas normas de aplicação e pontuação, a usar as tabelas normativas e ilustrar com um caso clínico.
Específicos:
Conteúdo Programático:
Módulo 1: Apresentação Geral e Bases Teóricas (Aulas 01 e 02)
Visão geral do instrumento, seus objetivos, materiais, aplicabilidade, escopo e contextos de aplicação. Apresentação das partes componentes do instrumento e incentivo à leitura detalhada do manual do instrumento. Fundamentos teóricos (neuropsicologia, neuropsicologia cognitiva, do desenvolvimento, avaliação neuropsicológica). Orientação às leituras complementares sugeridas.
Módulo 2: Instruções Gerais de Aplicação (Aula 03)
Dicas de aplicação, focando na forma de apresentação dos itens em algumas tarefas (como tarefas de span, memória operacional visoespacial). Instruir como marcar no protocolo de registro. A aplicação foi simulada com uma criança.
Módulo 3 – Instruções Gerais para Pontuação (Aulas 04, 05 e 06)
Dicas gerais de pontuação, salientando para tarefas que geram mais dúvidas sobre sua forma de pontuar (como tarefas de span, tarefas de leitura e escrita, análises qualitativas). Este tópico está dividido em três aulas, em função de sua extensão.
Módulo 4: Dados Normativos (Aula 07)
Cálculo do escore “z” e instruções de como usar as tabelas normativas.
Módulo 5: Caso Clínico (Aula 08)
Apresentação de um caso, ilustrando o uso do instrumento no processo avaliativo de criança com queixa de dificuldades de leitura.
Carga Horária: 07 Horas*
Jerusa Fumagalli de Salles
Graduada em Fonoaudiologia, pela UFSM, há exatos 20 anos. Após este período fez uma especialização na área de linguagem e em seguida mestrado (1999-2000) e doutorado (2001-2005) em Psicologia do Desenvolvimento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde 1998 vem estudando os processos envolvidos nas habilidades de leitura e escrita, assim como nos transtornos (dislexias e disgrafias). Entre 2005 e 2006 fez um período de pós-doutorado na PUCRS (Prodoc – CAPES). Desde 2006 é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade, e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Neste instituto ministro aulas para os cursos de graduação em psicologia e em fonoaudiologia. Desde 2007 coordena o Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (Neurocog). Atualmente é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Bolsa Nível 1D). Foi membro em várias gestões da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp). Suas linhas de pesquisa concentram-se nas áreas de Neurociências e Neuropsicologia Cognitiva. Atua principalmente com desenvolvimento/adaptação de instrumentos de avaliação das funções neuropsicológicas, Neuropsicologia do desenvolvimento: processos, transtornos e avaliação; Neuropsicologia dos Transtornos de aprendizagem (dislexias, disgrafias, discalculias) e Consequências neuropsicológicas em condições neurológicas (AVC).