Redes Sociais: Fale Conosco
Buscar produtos

EAD – Teste Neupsilin Adulto

R$129,00

Neste curso serão apresentados alguns fundamentos teóricos do instrumento, sua aplicabilidade e escopo, assim como instruções gerais de aplicação e de pontuação e como usar as tabelas normativas. Por fim, um caso será usado para ilustrar este processo de avaliação.


Objetivos

Geral:

Apresentar o instrumento, suas bases teóricas ensinar suas normas de aplicação, de pontuação, a usar as tabelas normativas e ilustrar com um caso clínico.

Específicos:

Conteúdo Programático:

Módulo 1: Apresentação Geral e Bases Teóricas:

Visão geral do instrumento, seus objetivos, materiais, aplicabilidade, escopo e contextos de aplicação. Fundamentos teóricos (neuropsicologia, neuropsicologia cognitiva, clínicas, do desenvolvimento, avaliação neuropsicológica). Apresentar as partes componentes do instrumento, incentivar a leitura detalhada do manual do instrumento, assim como fazer as leituras complementares sugeridas.

Módulo 2: Instruções Gerais de Aplicação:

Dicas de aplicação, focando na forma de apresentação dos itens em algumas tarefas (como as de memória de trabalho). É apresentada a simulação da aplicação em um caso.

Módulo 3: Instruções Gerais para Pontuação:

Dicas gerais de pontuação, salientando tarefas que geram mais dúvidas sobre sua forma de pontuar (análises qualitativas). Instruções de como marcar no protocolo de registro.

Módulo 4: Dados Normativos:

Cálculo do escore “z” e como usar as tabelas normativas.

Módulo 5: Caso Clínico:
Apresentar um caso, ilustrando o uso do instrumento no processo avaliativo.

Carga Horária: 07 Horas*

* Horas calculadas a partir do número de atividades de cada curso. Essas atividades podem incluir a leitura de artigos, slides ou textos de apoio e a realização de exercícios, incluindo vídeos.
** O acesso ao curso ficará disponível por 60 dias.

 

Docente:

Jerusa Fumagalli de Salles

Graduada em Fonoaudiologia, pela UFSM, há exatos 20 anos. Após este período fez uma especialização na área de linguagem e em seguida mestrado (1999-2000) e doutorado (2001-2005) em Psicologia do Desenvolvimento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde 1998 vem estudando os processos envolvidos nas habilidades de leitura e escrita, assim como nos transtornos (dislexias e disgrafias). Entre 2005 e 2006 fez um período de pós-doutorado na PUCRS (Prodoc – CAPES). Desde 2006 é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade, e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Neste instituto ministro aulas para os cursos de graduação em psicologia e em fonoaudiologia. Desde 2007 coordena o Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (Neurocog). Atualmente é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Bolsa Nível 1D). Foi membro em várias gestões da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp). Suas linhas de pesquisa concentram-se nas áreas de Neurociências e Neuropsicologia Cognitiva. Atua principalmente com desenvolvimento/adaptação de instrumentos de avaliação das funções neuropsicológicas, Neuropsicologia do desenvolvimento: processos, transtornos e avaliação; Neuropsicologia dos Transtornos de aprendizagem (dislexias, disgrafias, discalculias) e Consequências neuropsicológicas em condições neurológicas (AVC).


Solicitar Pré-Inscrição **


Newsletter

Assine nosso sistema de newsletter e receba novidades!

Buscar os produtos no site