Neste curso serão apresentados alguns fundamentos teóricos do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve (NEUPSILIN), sua aplicabilidade e escopo, assim como instruções gerais de aplicação e de pontuação e como usar as tabelas normativas. Por fim, um caso será usado para ilustrar este processo de avaliação.
Geral:
Apresentar o instrumento, suas bases teóricas ensinar suas normas de aplicação, de pontuação, a usar as tabelas normativas e ilustrar com um caso clínico.
Conteúdo Programático:
Módulo 1: Apresentação Geral e Bases Teóricas:
Visão geral do instrumento, seus objetivos, materiais, aplicabilidade, escopo e contextos de aplicação. Fundamentos teóricos (neuropsicologia, neuropsicologia cognitiva, clínicas, do desenvolvimento, avaliação neuropsicológica). Apresentar as partes componentes do instrumento, incentivar a leitura detalhada do manual do instrumento, assim como fazer as leituras complementares sugeridas.
Módulo 2: Instruções Gerais de Aplicação:
Dicas de aplicação, focando na forma de apresentação dos itens em algumas tarefas (como as de memória de trabalho). É apresentada a simulação da aplicação em um caso.
Módulo 3: Instruções Gerais para Pontuação:
Dicas gerais de pontuação, salientando tarefas que geram mais dúvidas sobre sua forma de pontuar (análises qualitativas). Instruções de como marcar no protocolo de registro.
Módulo 4: Dados Normativos:
Cálculo do escore “z” e como usar as tabelas normativas.
Apresentar um caso, ilustrando o uso do instrumento no processo avaliativo.
Carga Horária: 07 Horas*
Jerusa Fumagalli de Salles
Graduada em Fonoaudiologia, pela UFSM, há exatos 20 anos. Após este período fez uma especialização na área de linguagem e em seguida mestrado (1999-2000) e doutorado (2001-2005) em Psicologia do Desenvolvimento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde 1998 vem estudando os processos envolvidos nas habilidades de leitura e escrita, assim como nos transtornos (dislexias e disgrafias). Entre 2005 e 2006 fez um período de pós-doutorado na PUCRS (Prodoc – CAPES). Desde 2006 é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade, e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Neste instituto ministro aulas para os cursos de graduação em psicologia e em fonoaudiologia. Desde 2007 coordena o Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (Neurocog). Atualmente é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Bolsa Nível 1D). Foi membro em várias gestões da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp). Suas linhas de pesquisa concentram-se nas áreas de Neurociências e Neuropsicologia Cognitiva. Atua principalmente com desenvolvimento/adaptação de instrumentos de avaliação das funções neuropsicológicas, Neuropsicologia do desenvolvimento: processos, transtornos e avaliação; Neuropsicologia dos Transtornos de aprendizagem (dislexias, disgrafias, discalculias) e Consequências neuropsicológicas em condições neurológicas (AVC).