Criado por John N. Buck, em 1948, o HTP é uma técnica projetiva gráfica de base psicodinâmica voltada à investigação da personalidade em termos de representações de si e do ambiente onde o examinando se encontra inserido, de suas atitudes, interações, conflitos e recursos psicológicos disponíveis para manejá-los.
Sua tarefa de teor gráfico, o coloca em um lugar privilegiado em termos de sua capacidade de investigação dos elementos inerentes a personalidade, considerando sua fácil compreensão para indivíduos de diferentes níveis de escolaridade e menos sujeito ao controle consciente da produção do que o observado em técnicas projetivas verbais ou inventários de autorrelato.
Sua atualização ao contexto brasileiro, aprovada em dezembro de 2023, apresenta uma robustez em termos de estudos de fidedignidade e validade dedicados à população brasileira, atribuindo qualidades psicométricas fundamentais ao instrumento e organizando novas formatações acerca de sua padronização, quanto ao processo de aplicação e correção, bem como ampliando a faixa-etária de aplicação, contemplando indivíduos de 06 a 90 anos.
Capacitar tecnicamente o profissional para que possa compreender o processo de aplicação e avaliação do teste H-T-P, desenvolvimento seu raciocínio clínico independente de seu contexto de atuação.
Psicólogos(as) e estudantes a partir do 3º ano.
Será apresentado o instrumento de modo geral, permitindo ao profissional o primeiro contato com o objetivo do HTP, sua composição em termos de materiais, público-alvo e elementos descritivos.
O principal objetivo deste módulo será apresentar uma discussão acerca dos elementos históricos que deram origem ao HTP e expor a fundamentação teórica que o sustenta, visando uma primeira compreensão acerca do conceito de projeção e personalidade.
Serão apresentados os estudos psicométricos voltados para a população brasileira, discutindo introdutoriamente o conceito de fidedignidade, validade de construto e validade de critério, permitindo a compreensão inerente a importância destes estudos para a devida qualidade e confiabilidade do HTP.
Apresentação da padronização para aplicação do HTP conforme àsinstruções presentes em seu manual técnico
Simulação de um processo de aplicação do HTP.
Serão discutidos pontossignificativosinerentes ao processo de aplicação do HTP, quanto aos registros que devemos realizar durante a aplicação, a importância do inquérito e o conceito de situação projetiva.
Serão discutidos os princípiosinterpretativosinerentes ao processo de correção e interpretação do HTP, conforme sua divisão apresentada no manual técnico e que segue abaixo:
Será apresentado o protocolo de avaliação e como devemos utilizá-lo de modo adequado, permitindo uma avaliação coesa e robusta, evitando interpretações simplistas e estereotipadas. O protocolo em si está dividido em duas partes, sendo a primeira vinculada as características do desenho e a segunda os agrupamentos de tais características denominados de eixos interpretativos.
Neste último módulo, será apresentado um recorte de caso clínico com intuito de explorarmos as interpretações inerentes ao teste HTP
Dramatização da Aplicação do Teste.
12 horas
Graduação em Psicologia pela Universidade Cruzeiro do Sul, especialista em Avaliação Psicológica pelo IPOG (Instituto de Pós-graduação). Docente no ensino superior vinculado as áreas correlatas à Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico.
Mediante o uso de uma senha pessoal e intransferível, o aluno poderá assistir às aulas por meio de videoaulas onde e quando desejar. A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio). Não há plantão de dúvida e interação com o professor.
** O primeiro acesso ao curso deverá ser feito em até 60 dias após a compra. Após o primeiro acesso, as aulas estarão disponíveis por 2 anos.
*** Curso totalmente on-line:
• Após a confirmação da inscrição, o aluno receberá no e-mail cadastrado uma mensagem com o link de acesso à plataforma;
• Ao clicar no link o aluno poderá cadastrar sua senha e entrar no ambiente virtual do curso. Após o acesso, o aluno poderá assistir às aulas onde e quando desejar;
• A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio);
• Não há plantão de dúvidas ou interação com o professor;
• O curso não contempla materiais impressos.
**** Todos os cursos têm certificado, que é emitido pelo próprio aluno ao concluir as aulas.