Sobre o Curso
Criado por John N. Buck, em 1948, o HTP é uma técnica projetiva gráfica de base psicodinâmica voltada à investigação da personalidade em termos de representações de si e do ambiente onde o examinando se encontra inserido, de suas atitudes, interações, conflitos e recursos psicológicos disponíveis para manejá-los. Sua tarefa de teor gráfico, o coloca em um lugar privilegiado em termos de sua capacidade de investigação dos elementos inerentes a personalidade, considerando sua fácil compreensão para indivíduos de diferentes níveis de escolaridade e menos sujeito ao controle consciente da produção do que o observado em técnicas projetivas verbais ou inventários de autorrelato. Sua atualização ao contexto brasileiro, aprovada em dezembro de 2023, apresenta uma robustez em termos de estudos de fidedignidade e validade dedicados à população brasileira, atribuindo qualidades psicométricas fundamentais ao instrumento e organizando novas formatações acerca de sua padronização, quanto ao processo de aplicação e correção, bem como ampliando a faixa-etária de aplicação, contemplando indivíduos de 06 a 90 anos.
Psicólogos(as) e estudantes a partir do 3º ano.
Capacitar tecnicamente o profissional para que possa compreender o processo de aplicação e avaliação do teste H-T-P, desenvolvimento seu raciocínio clínico independente de seu contexto de atuação.
UNIDADE 01 – APRESENTAÇÃO DO HTP
Será apresentado o instrumento de modo geral, permitindo ao profissional o primeiro contato com o objetivo do HTP, sua composição em termos de materiais, público-alvo e elementos descritivos.
UNIDADE 02 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO HTP
O principal objetivo deste módulo será apresentar uma discussão acerca dos elementos históricos que deram origem ao HTP e expor a fundamentação teórica que o sustenta, visando uma primeira compreensão acerca do conceito de projeção e personalidade.
UNIDADE 03 – ESTUDOS PSICOMÉTRICOS
Serão apresentados os estudos psicométricos voltados para a população brasileira, discutindo introdutoriamente o conceito de fidedignidade, validade de construto e validade de critério, permitindo a compreensão inerente a importância destes estudos para a devida qualidade e confiabilidade do HTP.
UNIDADE 04 – APLICAÇÃO DO HTP
• PARTE 01 – ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DO HTP
Apresentação da padronização para aplicação do HTP conforme às instruções presentes em seu manual técnico
• PARTE 02 – DRAMATIZAÇÃO DA APLICAÇÃO DO HTP
Simulação de um processo de aplicação do HTP.
• PARTE 03 – DISCUSSÕES ACERCA DA APLICAÇÃO DO HTP
Serão discutidos pontos significativos inerentes ao processo de aplicação do HTP, quanto aos registros que devemos realizar durante a aplicação, a importância do inquérito e o conceito de situação projetiva.
UNIDADE 05 – PRINCÍPIOS INTERPRETATIVOS
Serão discutidos os princípios interpretativos inerentes ao processo de correção e interpretação do HTP, conforme sua divisão apresentada no manual técnico e que segue abaixo:
• PARTE 01 – PERSPECTIVA ADAPTATIVA
• PARTE 02 – PERSPECTIVA EXPRESSIVA
• PARTE 03 – PERSPECTIVA PROJETIVA
UNIDADE 06 – PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO
Será apresentado o protocolo de avaliação e como devemos utilizá-lo de modo adequado, permitindo uma avaliação coesa e robusta, evitando interpretações simplistas e estereotipadas. O protocolo em si está dividido em duas partes, sendo a primeira vinculada as características do desenho e a segunda os agrupamentos de tais características denominados de eixos interpretativos.
UNIDADE 07 – DISCUSSÃO DE CASO CLÍNICO
Neste último módulo, será apresentado um recorte de caso clínico com intuito de explorarmos as interpretações inerentes ao teste HTP
Instrutor:
Carga Horária:
12h