O Teste de Atenção Concentrada (AC-15) é um teste aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia, de autoria de Efraim Rojas Boccalandro e editado pela Vetor Editora. O AC-15 permite a avaliação da atenção sustentada, possibilitando analisar o rendimento do examinando ao longo de uma tarefa mais longa (15 minutos) e possibilitando verificar a consistência de suas respostas. Além disso, por ser uma tarefa mais longa, pode melhor representar as demandas atencionais do cotidiano. A aplicação, correção e interpretação são rápidas e simples e o AC-15 pode ser utilizado nos contextos clínico, neuropsicológico, escolar e organizacional. Há normas disponíveis para adultos de 16 a 60 anos, considerando diferentes níveis de escolaridade. O curso sobre o AC-15 é composto por dois módulos em que serão abordados o conceito de Atenção, além da aplicação, correção e interpretação dos resultados.
Geral:
Capacitar os alunos em relação à utilização do teste AC-15 e à compreensão do construto teórico subjacente ao teste.
Específicos:
Conteúdo Programático:
Módulo 1:
No primeiro módulo serão abordadas as definições e os aspectos teóricos referentes à Atenção. Serão apresentados os diferentes aspectos da Atenção, como a Atenção Sustentada, a Atenção Dividida, a Atenção Seletiva e a Sondagem. Também serão discutidos alguns aspectos que podem interferir na avaliação da atenção bem como um quadro clínico que frequentemente envolve a avaliação desse constructo, o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH).
Módulo 2:
No segundo Módulo serão apresentados brevemente os principais estudos a respeito dos aspectos psicométricos do AC-15. Em seguida, serão abordadas as formas individual e coletiva, bem como as instruções de aplicação do teste. Também serão apresentados o sistema de correção e interpretação do AC-15, além das tabelas normativas disponíveis.
Carga Horária: 03 Horas*
Flávia Wagner – CRP 07/16071
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é psicóloga da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadora do Programa de Déficit de Atenção e Hiperatividade do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.