Redes Sociais: Fale Conosco
Buscar produtos

EAD – PROTEA-R

229,00

Curso EAD – PROTEA-R (Sistema PROTEA-R de Avaliação do Transtorno do Espectro Autista)

O Sistema PROTEA-R de Avaliação do Transtorno do Espectro Autista é um instrumento interdisciplinar que sistematiza as entrevistas com os responsáveis e a observação clínica do desenvolvimento infantil.

O instrumento tem por objetivo rastrear a presença de comportamentos inerentes à sintomatologia do Transtorno do Espectro Autista em crianças com cerca de 24 a 60 meses de idade. A partir da observação do comportamento infantil, que ocorre por meio de situações de brincadeira livre e semiestruturada, você pode traçar um perfil de comportamento da criança, contemplando suas potencialidades e dificuldades, e indicar a presença, ou não, de risco para Transtorno do Espectro Autista.

Este curso está organizado em sete módulos que apresentam os pressupostos teóricos e empíricos do instrumento, orientações para conduta do avaliador nas entrevistas de anamnese e de devolução, bem como instruções de administração e codificação do Protocolo de Avaliação Comportamental para Crianças com Suspeita de TEA – Versão Revisada – Não Verbal
(PROTEA-R-NV), ilustradas pela apresentação de um caso clínico.

Sistema PROTEA-R: Apresentação do instrumento e pressupostos teóricos e empíricos

Esse módulo apresenta a estrutura do Sistema PROTEA-R, bem como os pressupostos teóricos e empíricos que embasaram o desenvolvimento desse instrumento.

Entrevista de anamnese

Esse módulo contempla os diferentes aspectos envolvidos na entrevista de anamnese, com foco nas instruções da conduta do avaliador, pautadas no conceito de coparentalidade.

Protocolo de Avaliação Comportamental para Crianças com Suspeita de TEA – Versão Revisada – Não Verbal (PROTEA-R-NV): Apresentação dos itens

Esse módulo apresenta os dezessete itens que compõem o Protocolo de Avaliação Comportamental para Crianças com Suspeita de TEA – Versão Revisada – Não Verbal. Esses itens estão divididos em três áreas: comportamentos sociocomunicativos; qualidade da brincadeira e movimentos repetitivos e estereotipados do corpo. O objetivo desse protocolo é avaliar os comportamentos envolvidos na interação da criança com o avaliador, bem como a qualidade da brincadeira.

PROTEA-R-NV: Preparação do ambiente, setting de brinquedos e contextos de avaliação

Esse módulo apresenta a preparação do ambiente e os contextos de avaliação envolvidos na administração do PROTEA-R-NV. São abordados aspectos relacionados à adequação do espaço físico e à organização do setting de brinquedos, bem como orientações referentes aos contextos de avaliação contemplados no Protocolo: brincadeira livre e brincadeira semiestruturada.

PROTEA-R-NV: Orientações para conduta do avaliador

Esse módulo apresenta, de forma detalhada, aspectos referentes à administração de uma sessão de avaliação do PROTEA-R-NV, com foco nas orientações de conduta do avaliador.

PROTEA-R-NV: Instruções de codificação e interpretação dos resultados

Esse módulo está dividido em três aulas, nas quais são abordadas instruções de codificação e interpretação dos resultados oriundos do PROTEA-R-NV. A primeira aula contempla as orientações gerais, a segunda aula aborda, especificamente, os itens críticos para identificação de risco para o TEA, por fim, a terceira aula, apresenta um caso clínico para ilustrar a codificação de cada um dos itens do PROTEA-R-NV.

Entrevista devolutiva e elaboração do laudo

Esse módulo apresenta a elaboração do laudo e a entrevista devolutiva. O processo de devolução dos resultados da administração do Sistema PROTEA-R tem como objetivo integrar as informações e observações acessadas ao longo da avaliação e discuti-las com os responsáveis da criança, contemplando, quando for o caso, orientações de encaminhamento para outros profissionais.

Carga Horária: 02h30min*

* Horas calculadas a partir do número de atividades de cada curso. Essas atividades podem incluir a leitura de artigos, slides ou textos de apoio e a realização de exercícios, incluindo vídeos.
** Você tem até 60 dias para acessar a plataforma. O curso ficará disponível para você assistir por mais 90 dias após o primeiro acesso.

Diferenciais:

Os cursos abordam todo o processo necessário para fornecer ao aluno a capacidade de utilizar os testes após realizá-lo;
As aulas são ministradas por autores dos testes e/ou especialistas com grande experiência didática.

Docente:

Dra. Bárbara Backes

Fonoaudióloga graduada pela Universidade Feevale, Especialista em Transtornos do Desenvolvimento, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Atualmente, é pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Transtorno do Desenvolvimento (NIEPED), vinculado à UFRGS, e atua como fonoaudióloga clínica.
Tem experiência clínica e acadêmica (docente e de pesquisa) na área do Desenvolvimento Sociocomunicativo Infantil, atuando, principalmente, nos seguintes temas: aquisição e desenvolvimento da linguagem, avaliação e intervenção do Transtorno do Espectro Autista, e regressão do desenvolvimento.

 


Solicitar Pré-Inscrição **


Newsletter

Assine nosso sistema de newsletter e receba novidades!

Buscar os produtos no site