O jogo Critérios para Escolhas Profissionais tem como objetivo facilitar as escolhas profissionais de jovens ou adultos, promovendo o desenvolvimento da identidade vocacional-ocupacional e da capacidade de decisão autônoma. Permite ampliar o autoconhecimento, refletir sobre as expectativas com relação ao futuro profissional, definir critérios para as escolhas profissionais, identificar profissões ou ocupações relacionadas aos critérios, realizar uma pesquisa orientada sobre a realidade profissional e avaliar criteriosamente as profissões ou ocupações identificadas e pesquisadas. Pode ser utilizado com jovens ou adultos, em diferentes momentos ou situações da carreira profissional, tais como: adolescentes em fase de primeira escolha profissional, jovens adultos em reorientação profissional, formandos universitários ao escolher a área de trabalho e/ou os projetos pós-universitários, adultos em transição (de emprego, cargo…) ou redirecionamento profissional, indivíduos que pretendem desenvolver uma nova atividade profissional pós-aposentadoria, indivíduos em reinserção profissional (devido a alguma incapacitação que os impede de retornar à mesma atividade profissional). O jogo pode ser aplicado individualmente ou em grupo, em três etapas: (1) Definição de critérios para escolhas profissionais e identificação de profissões/ocupações, com duração entre 40 e 60’; (2) Pesquisa da realidade profissional, realizada como tarefa de casa, entre duas sessões e discutida ou complementada (se necessário) em uma sessão, e (3) Avaliação das profissões/ocupações que dura entre 30 e 50’, dependendo do número de profissões/ocupações a serem avaliadas e comparadas. O curso é dividido em dois módulos, compostos por um total de três aulas. No primeiro módulo serão apresentadas as bases teóricas que respaldaram a construção do instrumento, os seus usos e materiais. No segundo, serão apresentadas, passo-a-passo, as etapas de aplicação, análise e discussão do jogo.
Geral:
Apresentar o Jogo Critérios para Escolhas Profissionais, a base teórica que fundamentou a construção do instrumento e o público a qual se destina a técnica. Assim como, apresentar a etapas de aplicação, análise e discussão dos resultados apresentados pela técnica.
Específicos:
Conteúdo Programático:
Carga Horária: 02 Horas*
Kathia Maria Costa Neiva – CRP 06/ 15408
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), especialista em Orientação Profissional pelo Instituto Sedes Sapientiae (1982) e Doutora em Psicologia pela Université Paris V (René Descartes) (1990). Ampla experiência como professora universitária e psicóloga, atuando principalmente nas seguintes áreas: orientação profissional, teorias e técnicas de grupo, intervenção psicossocial e pesquisa. Experiência de mais de dez anos como coordenadora de curso de psicologia. Possui várias publicações: livros, artigos, teste psicológico e jogo psicopedagógico.