A ativação comportamental é uma intervenção psicossocial breve e estruturada cujos objetivos são combater sintomas depressivos e prevenir recaídas a partir de modificações no comportamento. Ao identificar e modificar as contingências mantenedoras dos comportamentos depressivos ou exagerados (no modo de se relacionar com substâncias, sexo, jogos, computador, compras, comida, etc.), o terapeuta ajuda o paciente não apenas a aumentar seu repertório de atividades prazerosas, mas também a modificar seu estilo de vida. Para isso, este baralho é um valioso recurso para o atendimento de dois grupos de pacientes frequentemente encontrados na clínica: os que sofrem com depressão e aqueles com transtornos do exagero.
São apresentadas 200 cartas com mais de 300 atividades geradoras de prazer para a ativação comportamental. Ao elaborar a programação de atividades semanal e colocá-la em prática, o paciente poderá aumentar sua autoeficácia, seu grau de prazer e satisfação e fazer um movimento importante em direção a um estilo de vida mais feliz.
Este baralho dispõe de formulários digitais.
Ferramenta para uso de psicólogos que trabalham com pacientes depressivos ou com transtornos do exagero nos mais diferentes contextos, como consultórios privados, unidades de internação hospitalar, fazendas de recuperação, comunidades terapêuticas, ambulatórios, hospitais-dia e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
Apresenta mais de 300 atividades geradoras de prazer para a ativação comportamental, a fim de auxiliar pacientes cujo empobrecimento nas vivências/comportamentos decorrentes da depressão ou dos comportamentos exagerados os impedem de obter (e validar) as gratificações (reforços positivos) provenientes do ambiente e de resolver os problemas mantenedores do seu estado emocional. Dispõe de materiais extras para auxiliar na aplicação: planilha para avaliação do domínio e do prazer, programação de atividades, agenda diária de atividades, relatório semanal, mudanças de estilo de vida e plano de recuperação.