O Combo Cognição III é composto pelo teste de Inteligência G-38, o teste de Memória de Reconhecimento TEM-R-2 e pelo teste de Atenção Alternada, Concentrada e Difusa/Dividida Combo BDA de Aplicação Online.
Apresenta itens em ordem crescente de dificuldade, envolvendo os seguintes raciocínios: compreensão de relação de identidade e raciocínio por analogia, analogia do tipo numérica com adição e subtração e mudança de posição, analogia espacial com mudança de posição.
O sujeito escolhe a alternativa correta e a registra na folha apropriada. A correção é feita com crivos de acertos e erros, por meio dos quais poderemos obter quantitativamente o total de acertos e qualitativamente os tipos de erros cometidos pelo sujeito, considerando os diversos raciocínios exigidos para responder a cada item do teste.
Há atualmente uma versão informatizada com a correção automática do teste. Existem estudos de precisão, validade e tabelas em percentis para o público-alvo de acordo com sua escolaridade.
Avaliar o fator g de inteligência.
Indivíduos que possuam ensino médio e superior com idades entre 18 e 57 anos.
Individual ou coletiva, e o tempo máximo para a aplicação é de 30 minutos.
O Teste de Memória de Reconhecimento – 2 (TEM-R-2) tem por objetivo avaliar a capacidade de um indivíduo em identificar qualquer tipo de estímulo ou situação visualizados anteriormente. Trata-se de um processo que exige recordação e familiaridade.
As tabelas normativas do TEM-R-2 contemplam dados das cinco regiões geográficas do Brasil, contando com mais de 28 mil participantes. Dispõe de um curto período para a realização da tarefa, e possui aplicação e correção on-line.
A aplicação pode ser individual ou coletiva, em formato lápis e papel, informatizada ou remota, abrangendo adolescentes e adultos entre 15 e 87 anos. Todo o seu processo de aplicação não ultrapassa 10 minutos, sendo dois minutos o tempo determinado para responder à tarefa.
Avaliar a capacidade de um indivíduo em identificar qualquer tipo de estímulo ou situação visualizados anteriormente. Trata-se de um processo que exige recordação e familiaridade.
Indivíduos entre 15 e 87 anos.
A Bateria Diferencial de Atenção (BDA) avalia três tipos de atenção: a atenção alternada, a atenção concentrada e a atenção difusa/dividida. Eles se caracterizam, respectivamente, pela capacidade de focar a atenção ora em um estímulo, ora em outro; pela capacidade de focar a atenção em apenas um estímulo por um período maior de tempo, enquanto outros são apresentados conjuntamente; e, por fim, pela capacidade de focar a atenção em dois ou mais estímulos em detrimento de outros.
Ainda, a BDA oferece a possibilidade de uma medida geral da atenção. Ela pode ser aplicada em pessoas dos 18 aos 91 anos, das cinco regiões do Brasil e de diferentes escolaridades.
A BDA oferece três formas diferentes para avaliação de cada um dos tipos de atenção propostos (alternada, concentrada e difusa/dividida). A BDA-alternada pode ser aplicada em sua forma A, B ou C, e a mesma possibilidade existe para a BDA-concentrada e a BDA-difusa/dividida. Dessa forma, há nove possibilidades diferentes para a aferição dos três tipos de atenção.
Essa possibilidade de escolha torna difícil a aprendizagem do instrumento, assim como permite que, em caso de necessidade, uma nova avaliação do construto seja realizada, utilizando uma forma diferente do teste.
A BDA pode ser aplicada nos mais variados contextos e situações em que o construto atenção, em seus diferentes tipos, necessite ser avaliado: trânsito, processos seletivos, porte e manuseio de arma de fogo, concursos públicos, clínica, organizações, entre outros.
A aplicação pode ser individual ou coletiva, e em formato lápis e papel ou informatizado (presencial ou remoto). O tempo de aplicação para cada tipo de atenção da BDA, independentemente da forma, é de 2 minutos. Assim, o tempo total dos três tipos de atenção é de 6 minutos.
A correção pode ser feita de forma manual ou informatizada. A correção manual deve ser realizada com crivo específico para cada teste, seguindo criteriosamente as orientações do Manual técnico. Na correção informatizada, a própria plataforma VOL Vetor Online emite o arquivo com os resultados, após inserção dos dados obtidos a partir da utilização dos crivos.
Quando aplicada em sua versão informatizada (presencial ou remota), a correção é realizada automaticamente pela plataforma VOL Vetor Online, sendo também oferecida uma medida referente ao tempo de reação da pessoa.
Restrito à Psicólogos SIM