A coleção Jeito de Ser está organizada em seis livros. O primeiro, No mundo do jeito de ser: explicando personalidade para crianças, é introdutório e tem como objetivo explicar o conceito de personalidade à criança de uma maneira mais geral, sem dar especial ênfase a cada uma das cinco características apresentadas nos livros seguintes.
Neste, No Reino da Luz: o jeito sociável e dominante, a característica descrita é a Extroversão, em que crianças com alta extroversão costumam ser ativas, dominantes, expressivas, cheias de energia, sociáveis e falantes, mas no polo oposto está a introversão, em que as crianças são mais voltadas para o seu mundo interior.
Os livros são indicados para o trabalho com crianças a partir de seis anos até adolescentes, com pais e professores, de modo a considerar a perspectiva da criança ou do adolescente sobre as características individuais e de personalidade, visando fomentar o entendimento de que somos todos diferentes e que não há uma maneira correta e única de ser.
Marcela Mansur-Alves
Doutora em neurociências e mestre em psicologia do desenvolvimento humano pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora e orientadora do programa de pós-graduação em psicologia: Cognição e Comportamento do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Laboratório de Avaliação e Intervenção na Saúde (LAVIS) – UFMG. Membro da diretoria do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) (gestão 2017-2019) e membro fundadora da Sociedade de Avaliação Psicológica de Minas Gerais (SAPSI-MG).
Carmem Beatriz Neufeld
Livre-Docente pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutora em psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora e mestre em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora e orientadora do programa de pós-graduação em psicologia do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo Comportamental – LaPICC-USP. Vice-presidente da Associação Latino-americana de Psicoterapias Cognitivas (gestão 2015-2018). Bolsista produtividade do CNPq. Terapeuta Cognitiva Certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas com mais de 20 anos de experiência clínica.
Idade A obra é indicada para crianças a partir de 6 anos.