Manual de treinamento de comunicação social
O Projeto ImPACT para crianças com autismo e outros transtornos do desenvolvimento
Para crianças pequenas com transtorno do espectro autista (TEA) e outras que tenham dificuldades para interagir e se comunicar, a intervenção precoce é essencial – e os pais podem desempenhar um papel fundamental nisso. Desenvolvido por meio do trabalho com centenas de famílias, este livro apresenta estratégias estimulantes e baseadas em evidências para enriquecer as habilidades sociais de seu filho (até 6 anos). Essas estratégias podem ser facilmente integradas às rotinas diárias, como refeições, hora do banho, hora de dormir e hora de brincar.
Projetado para uso como parte de um programa orientado por um terapeuta, este manual tem um formato que permite fácil leitura e consulta e inclui formulários que podem ser reproduzidos. Você também poderá imprimir os formulários, acessando um link no site da Editora Hogrefe.
Nesta edição, há também as seguintes novidades:
Tradução
Cecília Camargo BartalottiRevisão técnica
Vanessa Madaschi, Régis Nepomuceno Peixoto e Stephani de Pol – Instituto Inclusão Eficiente
Sumário
Brooke Ingersoll, PhD, BCBA-D
é professora associada de Psicologia na Michigan State University, onde é diretora do Autism Research Lab. Tem inúmeras publicações sobre desenvolvimento, avaliação e divulgação de intervenções de comunicação social para crianças com transtorno do espectro autista e suas famílias. Também oferece nacional e internacionalmente treinamento para profissionais. Com Anna Dvortcsak, é codesenvolvedora do Projeto ImPACT (Improving Parents As Communication Teachers).
Anna Dvortcsak, MS, CCC-SLP
é fonoaudióloga com consultório em Portland, Oregon. Oferece consultoria, treinamento para famílias com filhos com transtorno do espectro autista e transtornos de comunicação social, serviços individualizados de fala e linguagem, e treinamento para profissionais em âmbitos nacional e internacional. Dvortcsak faz pesquisas sobre a eficácia de intervenções para crianças com transtorno do espectro autista e apresentou seus achados em conferências profissionais e em artigos revisados por pares, bem como em capítulos de livros.