A coleção Intervenções em psicopedagogia: teoria e prática baseada em relatos clínicos foi cuidadosamente elaborada com a finalidade de apresentar aspectos teóricos e práticos da clínica
psicopedagógica. Tem por objetivo expor os fundamentos teóricos que embasam o trabalho do psicopedagogo nos processos de avaliação e intervenção em diferentes contextos da prática clínica. Para isso, são descritos de forma clara, mas não superficial, estudos de casos que envolvem aprendizes da
pré-escola até a vida adulta, sob um olhar contemporâneo,multidisciplinar e preventivo.
Grande ênfase foi dada à experiência prática dos autores no âmbito clínico, e a obra é destinada a estudantes de psicopedagogia, ao psicopedagogo clínico recém-formado, bem como àqueles com mais experiência, que buscam um olhar contemporâneo da área. Além disso, interessa a todos os profissionais que trabalham com a interface saúde e educação, visando repetir sobre a temática da aprendizagem e seus desafios em diferentes contextos. Dessa forma, este primeiro volume apresenta os fundamentos teóricos e históricos da psicopedagogia, e descreve as etapas do processo e a articulação da rede que está envolvida no processo terapêutico. Apresenta a importância de práticas baseadas em evidências científicas, tais como a relação da psicopedagogia com o modelo de Resposta à Intervenção (Response to Intervention – RTI). Além disso, discute a contribuição dos conhecimentos advindos da prática psicopedagógica.
Sumário
Apresentação
1. Tutoria como prática complementar à psicopedagogia
2. Da psicomotricidade à psicopedagogia – um entrelaçamento
necessário: estudo clínico
3. Jogos como instrumento de avaliação e intervenção em
psicopedagogia
4. Enriquecimento instrumental por meio dos jogos
5. Uso de jogos digitais na prática psicopedagógica
6. Diagnóstico psicopedagógico via teleatendimento: relato de caso
7. Teleatendimento na clínica-escola: uma experiência no período da
pandemia
8. Diagnósticos e mediações psicopedagógicos, em tempos de
pandemia, com foco no “estilo cognitivo-socioafetivo subjetivo”
Sobre os autores
Índice
Autores:
Carolina Mattar Julien de Toledo Piza
Graduada em psicologia. Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-Dept. de Psicobiologia – 2009). Especialista em Neuropsicologia e Terapia Cognitiva. Instrutora de Mindfulness pela MTI. Foi Coordenadora e Diretora Técnica do Instituto ABCD até agosto de 2016. Pesquisadora do Grupo de Cognição do Dept. de Psicobiologia-UNIFESP. Atuou como pesquisadora e coordenadora do ambulatório de Distúrbio de Aprendizagem, do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar (CPN/NANI).
Tais Morosi Lara Campos
Formação: Psicologia. Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie / 2021. Cidade de atuação: Itapira.
Elizeu Coutinho de Macedo
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro da Academia Paulista de Psicologia (cadeira 32).