Ao apresentar a visão monocular e a partilha de experiências por meio da história de várias crianças em um grupo terapêutico mediado por uma psicóloga, este livro objetiva facilitar a compreensão da deficiência para crianças e adultos. Durante os encontros, os pacientes expõem seus anseios e medos, e são apresentadas as possibilidades de enfrentamento e superação da deficiência por meio das interações com os colegas.
A partir da identificação das distorções cognitivas, que aqui chamamos de Negativaldo, as crianças podem se conectar com suas emoções, seus pensamentos e seus comportamentos, facilitando a busca de sentidos e a ressignificação das situações vivenciadas em decorrência do comprometimento visual.
Este livro dispõe de formulários digitais.
Crianças a partir de 6 anos em atendimento clínico individual ou em grupo. Pode ser lido por pais e professores em contextos familiar e escolar.
Psicoeducar o leitor sobre a visão monocular e outros problemas de visão. Compreende discussões importantes envolvendo os temas de deficiência, aceitação, autoestima e sociedade inclusiva.
Winthney Paula Souza Oliveira
Psicóloga com formação em terapia cognitivo-comportamental. Pedagoga e psicopedagoga. Mestranda em Psicologia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora do curso de Psicologia no Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UNIFACEMA). Autora do livro “Por que vou ao psicopedagogo”, publicado pela Sinopsys.