Contextualizar o papel das escolas, e o conceito de bullying e cyberbullying, apresentando suas prevalências e principais categorias, os papeis que os envolvidos ocupam no processo e os motivos da violência no contexto escolar existir. Além disso, pretende-se sensibilizar os cursistas sobre as formas de perceber e avaliar o bullying e cyberbullying e possibilidades de intervenção que podem ser utilizadas por profissionais para reduzir tal problema.
1. Surgimento das escolas
2. Papel das escolas
3. Tipos de violência na escola
4. Estatística da violência nas escolas no Brasil e no Mundo
5. Bullying e Cyberbullying
6. Papeis na violência
7.Motivos para a existência da violência nas escolas
8. Consequências do Bullying e o Cyberbullying
9. Como identificar e avaliar o Bullying e o Cyberbullying
10. Possibilidades de intervenção na violência com pessoas e instituições
Este módulo contextualiza o surgimento das escolas, seu papel e o potencial positivo das escolas.
Este módulo apresenta as definições sobre violência na escola, bullying e cyberbullying, classificando os tipos de cyberbullying.
Este módulo apresenta as estatísticas sobre violência na escola no mundo e no Brasil, os tipos mais frequentes de bullying na escola por faixa etária e as leis brasileiras que regulam esse tema.
Este módulo apresenta os primeiros estudos sobre violência, os papeis ocupados na violência escolar e os motivos que contribuem para sua existência.
Este módulo aborda as consequências de curto e longo prazo para vivenciar violência em contexto escolar, formas que auxiliam a identificar a existência de violência na escola e instrumentos disponíveis para mensurá-la.
Este módulo aborda propostas para reduzir a violência em contexto escolar.
Carga horária: 9h*
Certificado: Certificação Vetor
*Horas calculadas a partir do número de atividades de cada curso. Essas atividades podem incluir a leitura de artigos, slides ou textos de apoio e a realização de exercícios, incluindo vídeos.