Guia prático para pacientes, familiares e profissionais da saúde
O que é estresse? Como ele surge? Qual é o efeito dele? Como o estresse mal administrado pode prejudicar seriamente a saúde de uma pessoa?
Hoje, não é possível imaginar o termo “estresse” fora de nossa linguagem cotidiana. Sentimo-nos estressados, sofremos com a sobrecarga de estresse e temos
urgentemente de fazer algo contra ele. Embora o estresse, assim como o burnout, não seja uma doença diagnosticável, as pressões psicossociais representam fatores de risco fundamentais para o surgimento e a manutenção de inúmeras doenças psíquicas,
psicossomáticas e físicas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse é “um dos maiores riscos à saúde no século XXI”.
Neste guia, apresentamos uma série de exercícios e técnicas cientificamente comprovados que abordam diferentes pontos: desde a melhora da capacidade de
recuperação, passando por uma alteração ativa dos gatilhos de estresse e das exigências elevadas até técnicas de relaxamento eficazes e fáceis de aprender. De
acordo com a sua necessidade, você poderá escolher os exercícios e integrá-los ao seu cotidiano. Descubra quais são os mais úteis para o seu caso!
Aprenda a analisar a sua situação estressante, revisar o seu gerenciamento de estresse e controlar melhor pensamentos e sentimentos estressantes. Encontre aqui a sua estratégia para lidar com o estresse!
Este guia destina-se a pessoas que sofrem de estresse, psicoterapeutas, psiquiatras, conselheiros psicológicos e clínicos gerais.
Sumário
1. O que é estresse?
1.1 Quais são os tipos de estresse existentes?
1.2 Quem é afetado pelo estresse?
1.3 Qual é o efeito do meu estresse sobre as outras pessoas?
1.4 O que é estresse? Resumo
2. Como surge o estresse?
2.1 Estressores e reações ao estresse
2.2 Estresse e gestão do estresse
2.3 Estresse e saúde
2.4 Autoverificação – Meu nível de estresse é elevado?
3. Estresse – O que fazer?
3.1 Análise individual de estressores, recursos e reações ao estresse
3.2 Recuperação e alívio das consequências do estresse
3.3 Alteração dos gatilhos de estresse
3.4 Como lidar com exigências elevadas
3.5 Técnicas de relaxamento
3.6 Estresse – Que tipo de apoio é adequado?
Autores
Tobias Stächele
É codiretor do Ambulatório de Psicoterapia para Doenças Relacionadas ao Estresse da Universidade de Freiburg e pesquisador e professor assistente de Psicologia Biológica e Diferencial da mesma instituição.
Markus Heinrichs
É professor titular de Psicologia e diretor do Departamento de Psicologia Biológica e Diferencial do Instituto de Psicologia da Universidade de Freiburg, e diretor do Ambulatório de Psicoterapia para Doenças Relacionadas ao Estresse.
Gregor Domes
É diretor do Departamento de Psicologia Biológica e Clínica da Universidade de Trier e coordenador da linha de pesquisa “Psicobiologia do Estresse”.