Na busca incessante para entender as emoções, a personalidade e o comportamento humano, a Teoria do Apego é a teoria do desenvolvimento que mais vem se destacando nas últimas décadas. Apesar disso, ela não é extensivamente ensinada nas universidades, e muitos profissionais, no início de sua prática clínica, deparam-se com dificuldades na utilização de um modelo explicativo do desenvolvimento, valendo-se de teorias defasadas e distantes do conhecimento oriundo da ciência atual.
Este livro reúne o que há de mais atual sobre o tema, sintetizando estudos desenvolvidos no Brasil e em outros países nos últimos 50 anos. A obra é dividida em duas partes, teórica e prática, em que são apresentadas as possíveis aplicações da Teoria do Apego nas intervenções clínicas do dia a dia. Leitura essencial para estudantes, psicoterapeutas e outros profissionais da área da saúde interessados em tornar seu atendimento mais afetivo, flexível e significativo.
Capítulo 1. Perdas e vínculos, vida pessoal e a perspectiva sistêmica de John Bowlby.
Capítulo 2. A etologia como disciplina essencial: o sistema de apego.
Capítulo 3. Modelos internos de funcionamento: do afeto à cognição.
Capítulo 4. Mary Ainsworth, a coautora: estilos de apego, sensibilidade afetiva, base segura e porto seguro.
Capítulo 5. Sistemas afetivo-comportamentais: indo um pouco mais além.
Capítulo 6. Teoria do Apego ao longo da vida.
Capítulo 7. A Clínica do Apego: fundamentos para uma psicoterapia experiencial e integrativa.
Considerações finais
Reúne o que há de mais atual na literatura nacional e internacional sobre a teoria do apego e a apresenta de forma abrangente, com a inclusão de capítulos teóricos e práticos. Auxilia estudantes e profissionais a transpor os conceitos oriundos da teoria para aplicação no consultório.
Profissionais da área da saúde mental e da educação.