A TIAH/S é um instrumento de triagem para a presença de indicadores de altas habilidades/superdotação (AH/S), cujo resultado pode ser utilizado como base para a indicação do(a) aluno(a) para uma avaliação psicológica mais ampla e criteriosa. Sua utilidade pode voltar-se aos contextos clínico, escolar e de orientação para professores. Tem como propósito servir como uma ferramenta de triagem para a presença de indicadores de altas habilidades/superdotação (AH/S) e, assim, não deve ser usada para estabelecer um diagnóstico. É composta por 42 itens que contemplam comportamentos referentes a indicadores de AH/S em cinco áreas: capacidade intelectual geral, habilidades acadêmicas específicas, liderança, criatividade e talento artístico. A TIAH/S deve ser respondida por professores e profissionais do contexto educacional que acompanham o desempenho das crianças e dos adolescentes.
Idade Estudantes do 3º ao 9º anos do Ensino Fundamental, com idades entre 9 e 15 anos
Tempo de Aplicação Sem tempo limite, cada aplicação leva aproximadamente 15 minutos, com opção de ser realizada em papel ou de forma online
Restrito à Psicólogos Não