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COMO LIDAR COM O AUTISMO


Preço: R$ 63,50

Guia prático para pacientes, familiares e profissionais da educação e da saúde

O ano de 2020 foi marcado pela descoberta da importância dos estudos científicos sobre a saúde de nossos filhos. Neste livro temos o trabalho, em diferentes disciplinas, de uma profissional que parte da prática cotidiana com jovens que têm transtorno do espectro autista (TEA).

A importância desta obra reside exatamente no fato de partir do estudo de propostas científicas construídas em outros países e considerar a sua utilização em um centro de atendimento pioneiro na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) de São Paulo. A autora nos indica um caminho eficiente para tratarmos crianças, jovens e adultos com TEA dentro de nossa realidade socioeconômica.

Sumário

1. O que é o transtorno do espectro autista?
1.1 Qual é o histórico do TEA?
1.2 Como se faz o diagnóstico de TEA?
1.3 Quantas pessoas com TEA existem?
1.4 Por que o número de pessoas com TEA tem aumentado?
1.5 O que causa o TEA?
1.6 Como suspeitar se uma criança tem TEA?
1.7 Quais são as comorbidades associadas ao TEA?
1.8 O que é autismo regressivo?
2. Características gerais de uma criança com TEA
2.1 Como funciona o cérebro de um indivíduo com TEA?
2.2 O que é perfil neuropsicológico?
2.3 O que é cognição social?
2.4 O que é comportamento?
2.5 O que são problemas de comportamento?
2.6 A comunicação e a linguagem no TEA
2.7 Como os sistemas sensoriais contribuem para o desenvolvimento?

3. Como lidar com TEA na adolescência?
3.1 Quais comorbidades podem surgir na adolescência?
4 TEA na vida adulta
4.1 Como é feito o diagnóstico em adultos?
4.2 O que muda ao se receber o diagnóstico de TEA na vida adulta?
4.3 Como são as mulheres com TEA?
4.4 Como é o tratamento de adultos com TEA?
5. Opções terapêuticas
5.1 Modelo Denver de Intervenção Precoce
5.2 Floortime
5.3 O modelo SCERTS
5.4 Análise aplicada do comportamento
5.5 Tratamento de resposta pivotal
5.6 Comunicação alternativa e suplementar
5.7 Histórias sociais
5.8 Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children
5.9 Tratamento medicamentoso
5.10 Qual é o melhor lugar para tratamento na rede pública de saúde?

6. A escola inclusiva
6.1 Qual é a melhor escola para crianças e adolescentes com TEA?

Dicas úteis
Endereços úteis

Autora

Rosane Lowenthal

Professora assistente do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Atualmente é assessora técnica da Unidade de Referência em Autismo do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (Caism) da Vila Mariana. Mestra e doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-doutora em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Gerente da Unidade de Referência em Autismo do Caism – Vila Mariana, gestão Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo de 2013 a 2018. Pesquisadora da área de Psiquiatria na Infância e Adolescência com foco em transtorno do espectro autista, deficiência intelectual e estigma, entre outros.

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