Traz o que há de mais recente sobre o tema, incluindo as alterações no diagnóstico segundo o DSM-5.
Psiquiatras, neurologistas, psicólogos, neuropsicólogos, neuropediatras, pediatras, enfermeiros, educadores e demais profissionais que atendem pacientes com transtornos do espectro autista, além de pais e familiares de portadores desses transtornos.
Nesta obra, os autores – destacados profissionais que atendem crianças com transtorno do espectro autista e seus familiares – apresentam, de forma acessível, as informações mais atuais sobre o tema, com base em pesquisas e práticas especializadas. Entre outros tópicos, são abordados: a triagem e o diagnóstico, o papel dos profissionais de atendimento primário, questões comportamentais e seu manejo, o papel da escola e a transição para a idade adulta.
Apresentação à edição brasileira
Capítulo 1. O que é autismo? Conceitos de diagnóstico, causas e pesquisas atuais
Capítulo 2. Avaliação diagnóstica e perfil de investigação
Capítulo 3. Abordagens para prestação de assistência médica
Capítulo 4. Condições e problemas médicos frequentes
Capítulo 5. Visão geral dos programas e intervenções educacionais
Capítulo 6. Assegurando os serviços de atendimento
Capítulo 7. Autismo em bebês e crianças pré-escolares
Capítulo 8. Crianças em idade escolar
Capítulo 9. Adolescentes e adultos
Capítulo 10. Problemas comportamentais e psiquiátricos: Dificuldades e intervenções
Capítulo 11. Considerando medicamentos para problemas de comportamento e saúde mental
Capítulo 12. Considerando tratamentos complementares e alternativos
Capítulo 13. Apoio às famílias
Apêndice 1. Descrições diagnósticas e critérios para autismo e transtornos pervasivos do desenvolvimento relacionados
Apêndice 2. Entendendo a avaliação da escola e dos especialistas
Glossário
Índice
Revisão:
Maria Sonia Goergen, Neuropediatra. Especialista pelo Hugh Ellis Paediatric Assessment Centre (HEPAC) – Churchill Hospital, Oxford, Inglaterra.
Tradução:
Sandra Maria Mallmann da Rosa.