Neste curso você aprenderá, no módulo um, sobre o funcionamento do processo cognitivo da atenção. No módulo dois, será apresentado informações no que concerne a introdução, aplicação, correção e interpretação do Teste de Atenção Dividida e Alternada (TEADI e TEALT), utilizando casos clínicos. Ao final dos módulos há materiais complementares sobre o seu uso em diferentes contextos e, ainda, Quizz para fixação do conteúdo aprendido.
Geral:
Neste curso será possível aprender sobre o processo psicológico básico da atenção e aplicar, corrigir e interpretar os testes TEADI e TEALT.
Específicos:
Conteúdo Programático:
Módulo I:
O que é e como funciona o processo cognitivo da atenção;
Histórico do processo cognitivo da atenção;
Introdução ao processo cognitivo da atenção.
Módulo II:
Apresentação e introdução aos Testes TEADI e TEALT;
Aplicação, correção, interpretação e apresentação de caso clínico.
Carga Horária: 02 Horas*
Ana Carolina Peuker – CRP 07/11084
Graduada em Psicologia, especialista em Psicoterapia. Realizou Mestrado (2006), Doutorado (2010) e Pós Doutorado (2010-12) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no Laboratório de Psicologia Experimental, Neurociências e Comportamento (LPNeC/UFRGS). Tem experiência em Psicologia clínica, experimental, processos psicológicos básicos, cognição humana e Psicologia da saúde. Possui prática clínica e de docência e pesquisa em abordagem cognitivo-comportamental, dependência química e avaliação psicológica. Atuou como professora substituta do Instituto de Psicologia (UFRGS). Desde 2000, colabora como pesquisadora no Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas (CPAD) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Desde 2014, é professora colaboradora e orientadora no Curso de Mestrado Profissional em Prevenção e Assistência a Usuários de Álcool e Outras Drogas do HCPA/UFRGS. Atuou por três anos (2013-16) como bolsista Doc Fix de pós doutorado, no Grupo de Estudos Avançados em Psicologia da Saúde (GEAPSA) do PPG em Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), vinculada à linha de Pesquisa Processos Saúde-doença em Contextos Institucionais. Neste período, trabalhou em projetos no âmbito da Psicologia da Saúde em contextos públicos e privados, trabalhando com os seguintes temas: psico-oncologia, psicologia positiva, autorregulação do comportamento em saúde, promoção da saúde e prevenção de doenças. Foi membro do Grupo de Trabalho da ANPEPP “Psicologia da Saúde em instituições e na comunidade”. Também possui experiência no desenvolvimento de intervenções/tecnologia social para educação, promoção em saúde, prevenção de doenças e programas de bem-estar e qualidade de vida em diferentes contextos. Possui experiência em gestão de projetos.