A escala tem como objetivo avaliar o nível de maturidade para a escolha profissional de jovens cursando entre o 9º ano do ensino fundamental e o terceiro ano do ano médio. Pode ser utilizada com diferentes finalidades: diagnosticar a necessidade de orientação profissional; planejar o processo de orientação profissional; avaliar a evolução de orientandos submetidos a um processo de orientação profissional e avaliar a eficácia de programas de orientação profissional. A escala é composta de cinco subescalas: (1) Determinação; (2) Responsabilidade, (3) Independência, (4) Autoconhecimento e (5) Conhecimento da realidade educativa e socioprofissional. Sua aplicação é simples e dura de 15 a 20’. Os estudos de validade e fidedignidade comprovaram a qualidade métrica da escala. O curso é dividido em duas aulas.
O curso tem como objetivo instrumentalizar os alunos para o uso da Escala de Maturidade para a Escolha Profissional (EMEP) O curso é dividido em duas aulas. Na primeira aula serão apresentadas as bases teóricas que respaldaram a construção da escala, os seus usos e materiais. Na segunda aula serão apresentadas, passo a passo, a forma de aplicação, avaliação e interpretação da escala, com o exemplo de um caso.
Carga Horária: 02 Horas*
Kathia Maria Costa Neiva – CRP 06/ 15408
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), especialista em Orientação Profissional pelo Instituto Sedes Sapientiae (1982) e Doutora em Psicologia pela Université Paris V (René Descartes) (1990). Ampla experiência como professora universitária e psicóloga, atuando principalmente nas seguintes áreas: orientação profissional, teorias e técnicas de grupo, intervenção psicossocial e pesquisa. Experiência de mais de dez anos como coordenadora de curso de psicologia. Possui várias publicações: livros, artigos, teste psicológico e jogo psicopedagógico.