O Jogo da Memória/Emoções foi criado com o objetivo de auxiliar as crianças a conhecerem as vinte principais emoções. De forma lúdica a criança poderá formar os pares valendo-se das figuras de meninos e meninas ou, se já for alfabetizada, através dos nomes das emoções.
– Uso com crianças em processo de alfabetização: sugerimos que na primeira vez sejam colocados apenas seis pares com as emoções básicas (ALEGRIA, AMOR, MEDO, NOJO, RAIVA e TRISTEZA) e nas sessões seguintes incluir mais pares de acordo com a evolução do conhecimento das emoções. Usar somente peças com as figuras de meninos e meninas.
– Uso com crianças alfabetizadas: sugerimos a colocação inicial das seis emoções básicas (mencionadas acima) acrescentando mais quatro emoções que sejam pertinentes ao interesse de abordagem pelo caso específico. Aumente gradativamente a quantidade de pares (dez, doze, quatorze…) até chegar aos vinte. Para tornar o jogo mais desafiador usar as peças com os nomes das emoções no lugar do par oposto ao sexo da criança.
Para auxiliar na memorização as peças têm a mesma cor de fundo para cada emoção, como por exemplo a ALEGRIA: menino com fundo verde, menina com fundo verde e nome da emoção com fundo verde.