Pensar também é um exercício. Desenvolver nosso pensamento crítico e criativo nos permite analisar e reavaliar nossos valores, conhecer melhor nosso funcionamento e explorar respostas mais adaptativas para nossos problemas. Refletir sobre os próprios pensamentos e mecanismos envolvidos neste processo permite que as crianças se conheçam melhor e façam julgamentos e escolhas mais adequados para as situações do dia a dia. Este livro visa ser um recurso para pais, educadores e terapeutas trabalharem o pensamento crítico e criativo com crianças de 6 a 10 anos, podendo auxiliá-las neste processo de reflexão, reavaliação e desenvolvimento de maneiras de pensar mais propícias para o desenvolvimento.
ILUSTRAÇÕES
Mauro Cézar Freitas
SOBRE AS AUTORAS
Carmem Beatriz Neufeld
Pós-Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Doutora e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo Comportamental – LaPICC-USP. Vice-presidente da Associação Latino-americana de Psicoterapias Cognitivas (gestão 2015-2018). Bolsista produtividade do CNPq. Terapeuta Cognitiva Certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas com mais de 15 anos de experiência clínica.
Isabela Maria Freitas Ferreira
Mestranda em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Psicóloga pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro. Terapeuta Cognitivo-Comportamental.
Juliana Maltoni
Mestranda em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Psicóloga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Terapeuta Cognitivo-Comportamental.