Este Baralho, desenvolvido pelos autores do Programa TRI Clínico e Preventivo, apresenta um modelo amplo e exclusivo de regulação emocional formatado em quinze passos baseados na biologia das emoções. Embora a regulação emocional ainda seja uma temática nova nas terapias cognitivas, o modelo aqui apresentado tem mostrado sua eficácia tanto nos processos clínicos quanto preventivos em saúde mental na infância. Atualmente podemos considerar que uma boa capacidade de regulação emocional permite o desenvolvimento de funções fundamentais à saúde individual e social, como a empatia e suas funções correlatas.
Objetivo
O instrumento visa melhorar a discriminação e o conhecimento do indivíduo sobre o estado emocional, por meio da técnica TRI (Trabalho de Reciclagem Infantil).
Público-alvo
A utilização do Baralho da regulação e proficiência emocional é indicada para crianças na faixa de 7 a 12 anos.
*Pode ser usado com crianças abaixo de 6 anos com adolescentes e adultos.
Aplicação
Individual sem limite de tempo, aplicação individual.
Ficha Técnica
Composição: 01 Livro de Aplicação;
02 Conjuntos (meninas e meninos) de 29 cartas de emoções;
01 carta termômetro ;
01 carta bem-estar;
01 carta metáfora e sentença das emoções;
01 régua da assertividade.
ISBN: 978-85-64468-97-9
Tamanho: 17,5 X 25cm
Páginas: 80 (Manual)
Peso: 514g
Edição: 1ª
Ano de Publicação: 2016
Autores
Renato Maiato Caminha
Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUC-RS. Doutorando pela Universidade do Algarve (UALG), Portugal. Docente na área de psicoterapias cognitivas em vários estados brasileiros, América Latina e América Central. Conferencista internacional e professor convidado do mestrado em Psicopatologia da Infância e Adolescência na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), Espanha. Diretor de ensino do InTCC-RS e diretor do ETCC Europa. Membro fundador e presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), biênio 2005-2007. Membro da ALAPCO E ALAMOC. Criador do Programa TRI Clínico e Preventivo e autor de diversas obras referências na área de terapias cognitivas da infância e adolescência.
Marina Gusmão Caminha
Psicóloga. Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais pela UNISINOS-RS e Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Docente na área de terapias cognitivas em vários estados brasileiros, América Latina e América Central. Conferencista internacional na área de terapias cognitivas da infância e adolescência. Diretora do InTCCRS e do ETCC Europa. Coordenadora da especialização em terapias
cognitivas da infância e adolescência do InTCC-RS. Criadora do Programa TRI Clínico e Preventivo e autora de diversas obras referências na área de terapias cognitivas da infância e adolescência.
01 Livro de Aplicação;
02 Conjuntos (meninas e meninos) de 29 cartas de emoções;
01 carta termômetro ;
01 carta bem-estar;
01 carta metáfora e sentença das emoções;
01 régua da assertividade.